Ciências Econômicas promovem debate interdisciplinar sobre a PEC 55

Texto Acin Jornalismo*

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos, foi a temática escolhida para um debate no curso de Ciências Econômicas da Unochapecó. Durante a atividade, os estudantes do segundo e oitavo período puderam aplicar na prática os conceitos assimilados em sala de aula.

A atividade foi incentivada pelo professor e coordenador do curso Áureo Leandro Haag e pelo professor Cezar Augusto Pereira dos Santos. Buscando a   interdisciplinaridade,  o conteúdo da atividade foi planejado conforme a ementa de cada disciplina ministrada pelos professores. O segundo período trabalhou o assunto de finanças públicas, na matéria de Fundamentos da Macroeconomia. E o oitavo discutiu a intervenção do estado na economia, dentro da disciplina de Economia Política. “A partir da discussão da PEC 55, os estudantes puderam desenvolver o pensamento crítico e a argumentação, refletindo sobre o papel do estado na economia”, afirma o professor Áureo.

ciencias A atividade iniciou com uma breve apresentação sobre a proposta da PEC e, logo após, os estudantes foram encaminhados a realizar dois exercícios. A primeira ação dividiu a turma do oitavo período em dois grupos, sendo um contra e outro a favor da PEC. Cada lado teve que eleger um representante para argumentar sobre o assunto com base em dados estatísticos e econômicos e reportagens.

A segunda etapa aprofundou a compreensão do tema por meio de um debate de ideias. A atividade contou com a participação de todos os alunos, que através de questionamentos trouxeram uma dinâmica de discussões, criando um momento de reflexão e de argumentação.

Segundo a organização, alguns critérios foram pré-estabelecidos, pois além dos estudantes inscreverem suas perguntas antecipadamente o tempo máximo para argumentação era de cinco minutos. A estudante do oitavo período Marina Bellei, considera a discussão uma oportunidade para compartilhar informações referentes à sociedade e suas implicações.

*Agência de Comunicação Integrada de Jornalismo - Unochapecó.
Pec 55
Debate