Cineclube promove exibição de filmes para a comunidade

Texto Juliane Bee*

Um momento para reunir os amigos, ver, discutir e refletir sobre cinema. Esse é o objetivo do Cineclube, projeto desenvolvido pelo curso de Produção Audiovisual da Unochapecó e que estreia nesta sexta-feira (19/05), com o filme "Estive em Lisboa e lembrei de você". A exibição inicia às 17h, no auditório do bloco G, com entrada gratuita para toda a comunidade.

Segundo a coordenadora do curso, professora Dafne Pedroso, o estudo sobre cinema no Brasil começou nos cineclubes, pois não havia faculdades específicas sobre a área. Na Unochapecó, o projeto surgiu para integrar os estudantes e promover não apenas a exibição de filmes, mas a oportunidade de estudar a produção audiovisual como um todo. A professora também ressalta que todas as atividades do Cineclube são abertas à comunidade para que todos possam participar dos momentos de formação audiovisual, seja através de palestras ou oficinas.

O filme que dá início à programação do mês de maio é uma coprodução entre o Brasil e Portugal. A exibição vai contar com a participação da doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leomaris Wunderwald Aires. A pesquisadora desenvolve sua tese de doutorado sobre a produção e vai abordar a relação entre a literatura e o cinema através de adaptações cinematográficas.

No sábado (20/05), Leomaris vai conduzir uma oficina sobre 'Trilha e Efeitos Sonoros'. Segundo ela, a ideia é refletir sobre o lugar do som, fundamental nas realizações audiovisuais. As vagas são limitadas, por isso é importante realizar a inscrição para garantir a participação. O evento acontece às 9h, no plenário do bloco R.

Na próxima quarta-feira (24/05), acontece a exibição de curtas inscritos no Festival do Minuto de 2016. A exibição começa às 17h, no auditório do bloco G. Serão fornecidas declarações de atividades complementares (ACCs) para quem tiver interesse.

Sobre o filme

"Estive em Lisboa e lembrei de você" (2015) conta a história de Serginho, um jovem mineiro que decide se mudar para Portugal com o sonho de juntar dinheiro e voltar para o Brasil. Chegando em Lisboa ele percebe que a realidade do imigrante é muito diferente da idealizada. O filme, dirigido por José Barahona, é uma adaptação do romance de Luiz Ruffato.

*Estagiária, sob supervisão de Greici Audibert.
Cineclube