Clínica Escola de Medicina Veterinária da Uno é entregue à comunidade acadêmica

Texto Ana Vertuoso e Ícaro Colella*

Os mais de mil metros quadrados da Clínica Escola de Medicina Veterinária da Unochapecó impressionaram quem esteve presente em sua inauguração, realizada na tarde de ontem (26/06). Durante a solenidade, acadêmicos, professores do curso e funcionários da Uno, todos ansiosos para adentrar naquele espaço, se reuniram para conhecer a estrutura que dará suporte aos futuros profissionais da área. Dentre as autoridades presentes, estavam o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Participaram da solenidade autoridades da Universidade e do município

O investimento de mais de 3,2 milhões de reais foi transformado em uma estrutura equipada com diversos espaços. Ao todo, a Clínica conta com dois consultórios equipados para que a realização de atendimentos e as aulas aconteçam simultaneamente. As salas têm um espaço amplo que permite aos acadêmicos acompanharem o professor durante o desenvolvimento dos atendimentos clínicos, ou que eles mesmos sejam observado pelos colegas durante atividades práticas. Além disso, o espaço conta com dois centros cirúrgicos, com duas mesas cirúrgicas cada, uma sala de observação e um laboratório de análise clínica. Os estudantes poderão também utilizar equipamentos modernos para as atividades de raio X, ultrassom, e análise de materiais.

A Clínica passa a compor, juntamente com os laboratórios da Instituição e a Fazenda Escola da Unochapecó, o grupo de estruturas que proporcionam aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária aulas práticas que os preparam para as dinâmicas exigidas no mercado. A ideia é que desde o primeiro semestre os estudantes já frequentem o espaço para aprender a lidar com as duas principais frentes da profissão, o animal e o dono.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Luciana Faccio, a nova estrutura é o que faltava para oferecer um ensino de excelência. "A Clínica vem para coroar nossa trajetória. O curso é novo, temos apenas quatro anos, mas já conseguimos um conceito 4 no MEC. Isso é muito importante e mostra que possuímos muita qualidade", comenta.

Na prática

A Clínica é um  espaço pensado especificamente para as práticas de Medicina Veterinária dentro do campus. Além do ensino, também será um local dedicado para pesquisa e desenvolvimento de projetos de extensão, onde os estudantes poderão desenvolver sua prática profissional.

Algo que para a pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, deve beneficiar os futuros profissionais ao deixá-los mais próximos do cenário que irão encontrar quando estiverem atuando no mercado. "Aqui o estudante terá todas as condições de tratamento encontradas em clínicas externas e poderá exercer sua profissão antes de se formar. É um campo muito rico de aprendizado e de ensino", comenta.

Um dos estudantes que poderá aproveitar a Clínica desde o início da graduação, é Rodrigo Roversi, que está no 1º período do curso. A estrutura ampla e os equipamentos modernos impressionaram o acadêmico. "A Clínica superou todas as minhas expectativas. De início, não pensei que seria uma estrutura tão grande e legal como essa. É muito bom ver os ambientes e saber que futuramente vou estar atuando aqui".

No entanto, é importante lembrar que os atendimentos não começam imediatamente. Como a estrutura é nova, a coordenação do curso, juntamente com os profissionais responsáveis pelo controle da Clínica, optaram por não atender animais da comunidade no primeiro momento. "Precisamos nos ambientar e preparar a equipe e os acadêmicos. A marca da Unochapecó é qualidade, então quando observarmos que já estamos habituados aos fluxos de atendimento, iremos expandir as atividades", explica a professora Luciana.

Feito por muitas mãos

Estrutura conta com amplo espaço e equipamentos modernos

A criação da Clínica é um projeto feito por muitas mãos, e representa uma conquista de todos. O projeto tem uma lógica importante e foi inteiramente executado pela Diretoria de Logística, Projetos e Obras (DLPO) da Universidade. Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, todas as entregas que foram realizadas nos últimos anos reforçam o papel da Uno no desenvolvimento regional. "Essa é uma obra que vai diretamente para sala de aula, um laboratório, um espaço de aprendizagem. A atuação prática irá oferecer aos mais de 280 acadêmicos do curso um avanço significativo e dará melhores condições de formação, o que, consequentemente, refletirá lá fora no mercado de trabalho", ressalta.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também concorda com o reitor. Segundo ele, os quase 50 anos de existência da Universidade contribuíram para o crescimento conjunto da cidade. E mais uma vez, a Universidade é pioneira, inaugurando a primeira Clínica Escola de Medicina Veterinária do município. "Há meio século, nós não éramos a maior cidade do Oeste. Nosso crescimento se deu muito devido ao compromisso que a Unochapecó tem com o município. A entrega da Clínica é mais uma conquista para todos, e reforça os laços que temos com a Instituição".

Para o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, a Uno, ao criar o curso de Medicina Veterinária, cumpriu com seu papel de proporcionar a qualidade de ensino necessária para formar profissionais diferenciados em nossa Região. "A Clínica, sem dúvida, irá contribuir com a melhoria na qualidade de ensino teórico e prático", completa.

*Estagiários sob supervisão de Gabriel Kreutz

Medicina veterinaria
Inauguraçao
Clinica escola de medicina veterinaria