Comunicação e aprendizagem significativa são pautas do XX Ciclo Docente

O mês de fevereiro na Unochapecó é sempre marcado por muita energia e sentimento de renovação. Antes da chegada dos ‘calouros’ e do retorno dos ‘veteranos’ para mais um semestre letivo, os professores da instituição também se preparam para os desafios do período que se inicia. Com o objetivo de qualificar ainda mais os docentes da Universidade, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi) realizou mais uma edição do Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior.

O evento foi realizado entre os dias 01 e 06 de fevereiro e reuniu mais de 300 docentes da Unochapecó - número recorde de participantes, de acordo com a coordenadora do Napi, professora Sandra Mara Sabedot Bordin. A docente ressalta que as temáticas abordadas surgem de demandas institucionais, o que torna cada ciclo único e marcante. “O Ciclo é um momento sempre muito esperado e importante para todos os professores da Universidade pois proporciona diferentes momentos de estudos, debates e reflexão a fim de melhorar a prática da docência na educação superior, articulando ensino, pesquisa e extensão”, afirma Sandra.

Docência em pauta

Pensando nas atualidades sobre o fazer pedagógico e no uso cotidiano das tecnologias, o XX Ciclo Docente abordou diversas temáticas em sua programação. Na abertura do evento, além de uma confraternização no Jardim das Artes no fim da tarde, os docentes receberam a professora Agnes de Fátima Pereira Cruvinel para a palestra ‘Comunicação no processo ensino-aprendizagem’. O tema também foi pauta das atividades no segundo dia, com as oficinas ‘A extensão no currículo considerando o marco legal em 2023/1’ e ‘Compartilhando cases de experiências de ensino-aprendizagem’.

O terceiro dia de evento foi marcado por importantes momentos de troca entre os docentes, por meio das oficinas ‘Funcionalidades do Google Drive e segurança digital’, ‘Recursos visuais: explorando o Canva’ e ‘Internacionalização da Unochapecó: possibilidades e boas práticas’. Paralelamente, os professores do Colégio Unochapecó também compartilharam suas vivências em sala de aula, com a oficina ‘Currículo não-disciplinar e planejamento integrado’. A palestra ‘Aprendizagem significativa como referencial teórico no ensino contemporâneo’, ministrada pelo professor Elcio Cechetti, encerrou a programação do Ciclo Docente.

Novidades em pauta

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, o Ciclo Docente marca uma 'virada de chave' da Instituição na forma de lidar com as questões tecnológicas, e que abre um novo ano com a força da inovação. "Temos uma série de atividades que se associam a esse momento que vivemos, como o fortalecimento da ABEx como ferramenta metodológica, e ela é apenas um passo diante de tudo que podemos modificar dentro da sala de aula. É importante entender esse movimento que também vem das mudanças da sociedade e faz parte do que vivemos na Universidade", finaliza.

Napi
Ciclo docente