Conheça o novo portal do conhecimento da Unochapecó

Texto Ana Vertuoso*

A poucos dias de completar seu cinquentenário, a Unochapecó não para de evoluir. Afinal, a inovação sempre foi um pilar importante da Instituição, mesmo em momentos atípicos como o que estamos vivendo. Com todos longe das salas de aula, foi preciso reinventar a forma de estudar. Para ajudar aqueles que têm o desejo de aprender algo novo, a Universidade lançou o Unoplus, um novo portal de cursos online sobre diversos assuntos.

“É uma plataforma ampla para acesso a conteúdos gratuitos e cursos livres. O usuário pode acessar as seguintes modalidades: conteúdo gratuito sem certificação, conteúdo gratuito com possibilidade de certificação e ainda cursos pagos”, explica a diretora de Educação Continuada e Extensão da Universidade, professora Cleunice Zanella.

A primeira modalidade inclui vídeos que abordam desde a arte de contar histórias e a etiqueta profissional, até a contabilidade rural. A segunda também possui grande variedade de opções, mas funciona de modo diferente: a pessoa interessada pode acessar o conteúdo sem pagar nada, mas caso deseje ter acesso ao certificado, irá pagar uma taxa de emissão. Por fim, os cursos pagos são mais longos, possuem de 10 a 40 horas de duração, e o estudante recebe seu certificado assim que concluir as aulas, sem nenhum valor adicional. Nesta modalidade, todos os cursos novos ainda têm uma promoção de lançamento, que pode ser obtida por um período limitado.

Como muitas palestras e seminários estão sendo realizados pela internet por conta da pandemia, nem sempre é possível acompanhar tudo. Por este motivo, diversas lives e produções geradas pela Uno serão disponibilizadas de forma gratuita na plataforma. Além disso, os professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade também estão criando conteúdos especiais para o Unoplus.

O Unoplus é uma excelente oportunidade para cumprir as horas de ACCs dos estudantes de graduação da Unochapecó ou de qualquer outra Instituição de Ensino Superior (IES). Se você tem interesse, mas não é acadêmico do Uno, ou conhece alguém que possa gostar dos cursos, não se preocupe. A plataforma não é exclusiva para a comunidade acadêmica. “Qualquer pessoa pode acessar o Unoplus, não há necessidade de ter graduação ou ser estudante. São cursos de aperfeiçoamento de curta duração, por isso não há a exigência de nenhuma certificação prévia e nenhuma graduação”, salienta Cleunice.

Assim como a Unochapecó, o conhecimento também não para. A cada semana, novos cursos são disponibilizados na plataforma. Para não perder nenhuma novidade, é possível se cadastrar na plataforma e receber informações a respeito de cada lançamento do seu e-mail.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Unoplus