Minha Uno
Menu Busca

Conheça os vencedores do Concurso Literário e do Concurso de Redação nas Escolas

Comunidade

No último dia 22, mais de 400 pessoas estiveram presentes no Salão Nobre da Unochapecó para o lançamento da Feira do Livro 2023. Um dos pontos altos do evento foi a premiação dos concursos Literário e de Redação nas Escolas.

>> Leia mais: Evento marca o lançamento da Feira do Livro 2023 na Unochapecó <<

O concurso literário contemplou escritores da região Grande Oeste de Santa Catarina nas categorias de conto e poesia. Apenas materiais inéditos puderam ser inscritos pelos autores, o que resultou em 53 trabalhos participantes de 42 concorrentes. Já o concurso de redação atraiu a participação de alunos de escolas da educação básica de Chapecó e da região da Amosc. A competição teve o apoio da NSC TV e da Prefeitura Municipal de Chapecó. Ao todo, mais de 300 estudantes, vindos de 61 escolas, submeteram seus textos.

Pelo concurso literário, na categoria conto, o primeiro lugar ficou com o escritor João Baptista Marques Torres Pereira. O segundo lugar ficou com Luciano Rafael Reichert, e o terceiro com Ludmilla Schmidt da Rosa. Já na categoria poesia, Dimas Ari Reichert foi o grande vencedor, seguido por Junior Jonas Sichelero, em segundo, e Neri Gonçalves de Paula, em terceiro. 

Já pelo concurso de redação, a primeira categoria a receber a premiação no evento foi ‘3º a 5º ano’. A grande vencedora foi a aluna Arthemis Deucher Rettor Ribeiro, da turma 51 do Colégio Logosófico de Chapecó. Orientada pela professora Kamila Pavi, ela escreveu a redação intitulada ‘Quão poderosa é a leitura?’. A segunda colocada na categoria foi Thais Cristina Shwaab, da Escola de Educação Básica Druziana Sartori, e a terceira colocada foi Kaylane Ferreira Lima da Costa, da Escola Básica Municipal Jardim do Lago. 

Na categoria ‘6º e 7º ano’, o primeiro lugar ficou com Leticia Tavares Machado, da turma 62 da Escola Básica Municipal Diogo Alves da Silva. Sua redação, intitulada ‘A importância da leitura’, foi orientada pela professora Adriane Kusy. A estudante Manuela Breancini, do Colégio Exponencial, ficou com o segundo lugar, e a estudante Camila Eduarda Peretto, da Escola Básica Municipal Diogo Alves da Silva, ficou com o terceiro. 

Já entre os participantes de ‘8º e 9º ano’, a vencedora foi Lívia Enzweiler Bierende. Ela é aluna da turma 92 do Colégio Exponencial, e escreveu a redação ‘Transformando a sociedade’, com orientação da professora Andreia Manzoni. O segundo lugar da categoria ficou com Thávyne Kaethe Menezes, da Escola Básica Municipal Olímpio Corrêa Figueiró, e o terceiro lugar ficou com Bernardo José de Mello Azevedo, da escola Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas. 

Mais de 80 redações concorreram na categoria ‘Ensino Médio’. O topo do pódio ficou com a estudante Flávia Heloísa Santin do Amarante, do Colégio Unochapecó. Ela escreveu a redação intitulada ‘Como a leitura molda a sociedade’, orientada pela professora Jakeline Mendes.

Além dos prêmios para escritores, estudantes, professores e suas escolas, os textos vencedores também ganha visibilidade: a organização do evento prevê a publicação de um e-book incluindo as 12 redações premiadas, juntamente com os 10 poemas e os 10 contos premiados no Concurso para Escritores Feira do Livro Chapecó 2022.

COMPARTILHE
TAGS
Galeria de fotos
Feira do livro
Concurso literário
Concurso de redação

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image