Webmail
Menu Busca

Conhecimento em um minuto

Educação

Texto Laura Fiori*


Você já imaginou ver sua pesquisa resumida em um minuto? Durante a graduação, não importa a qual área do conhecimento você pertença, ao final do período de formação todo estudante precisa realizar o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estudo feito pelo estudante com tanta dedicação e com muito tempo aplicado, muitas vezes fica guardado e só é acessado por pesquisadores das suas respectivas áreas de pesquisa.

Com um minuto de vídeo, o Uno Ciência estreia nesta terça-feira (13/11) e traz para o conhecimento da comunidade as pesquisas realizadas por estudantes da Unochapecó. O projeto é desenvolvido pela Agência de Comunicação Integrada - Acin Jornalismo em parceria com a Diretoria de Marketing e Comunicação da Unochapecó.

A ideia de uma narrativa audiovisual que divulgasse pesquisas de diferentes áreas do conhecimento partiu da coordenação da Acin Jornalismo. A proposta, conforme a professora Ilka Goldschmidt, visa possibilitar aos estagiários da agência o desafio da produção de conteúdo audiovisual para web. A professora Ana Bourscheid complementa que o projeto está aliado com a proposta de atuação da agência, que consiste em proporcionar aos estudantes do curso experiências profissionais diversificadas na área da produção jornalística.  

O responsável pelo desenvolvimento do projeto, o estagiário e estudante de Jornalismo Briann Ziarescki, conta que resumir uma pesquisa em um minuto é desafiador e enriquecedor para a formação dele. O acadêmico, que está no 2º período, ainda não enfrentou as disciplinas audiovisuais do curso. O primeiro contato de Briann com as câmeras foi através do Uno Ciência.

Para ele, além do aprendizado na área do audiovisual, a qual deseja atuar profissionalmente no futuro, também aprende diariamente com as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da Unochapecó. "Não posso colocar em palavras o quanto aprendi escrevendo os roteiros para o projeto. Conheci muito sobre várias áreas que não são as que eu estudo. Por isso, acredito que para o público, acompanhar o Uno Ciência será de grande aprendizado, assim como foi para mim", afirma.

Em 2018, serão exibidas seis edições do Uno Ciência que abordarão pesquisas realizadas nos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Engenharia Civil, Ciência da Computação e Direito e também no curso de pós-graduação em Gerência de Redes e Segurança da Informação. Os vídeos serão veiculados todas as terças-feiras na página da Unochapecó no Facebook.

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
COMPARTILHE
TAGS
Uno ciencia
Unochapeco
Educacao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus