Minha Uno
Menu Busca

Cônsul dos Estados Unidos visita Chapecó e conhece Pollen Parque

Inovação

Os Estados Unidos, o maior investidor no Brasil e segundo maior parceiro comercial do país, têm estreitado com frequência o relacionamento com Santa Catarina. Essa semana, foi a vez de Chapecó receber a primeira visita do cônsul geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, acompanhado do secretário de Assuntos Internacionais do Governo de SC, Fernando Raupp. Nesta quarta (14) e quinta-feira (15), Christensen esteve na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Aurora Coop, Pollen Parque Científico Tecnológico, Prefeitura de Chapecó, Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Cooperalfa, Amplimed, Chapecoense e o Memorial do time; e também jantou com empresários da região que atuam na área de comércio exterior.

Na ACIC, o cônsul conheceu as ações da entidade e recebeu um documento com demandas da classe produtiva para fortalecer o comércio bilateral entre SC e os Estados Unidos. Dentre as aspirações da classe empresarial, a renovação do regime de Sistema Geral de Preferências do Brasil (SGP). “O Sistema facilita o acesso de produtos e mercadorias de países em desenvolvimento ao mercado americano. Além disso, o Brasil exporta muitas commodities e importa outros produtos dos Estados Unidos. Nossa intenção é fortalecer essa relação. Temos convicção de que a retomada desse regime beneficiará as indústrias brasileiras e as norte-americanas”, frisou o presidente da ACIC, Lenoir Broch.

O representante dos Estados Unidos agradeceu a apresentação e garantiu que todas as demandas serão cuidadosamente analisadas e reforçou a parceria com o estado catarinense.

“Os EUA e o Governo do Estado de Santa Catarina assinaram um memorando de entendimento em junho de 2021 que destaca nossas prioridades de cooperação, a exemplo do aprofundamento da cooperação econômica com enfoque em ESG e o desenvolvimento do ecossistema de startups e de inovação catarinense. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, destacou Shane Christensen.

Também estavam presentes na ACIC, a diretora de Relações e Negócios Internacionais da ACIC, Bruna Furlanetto; o diretor de Comércio Exterior da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Volmir Marcos Voltolini; e o analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Metzger Jacobus. 

Inovação no Oeste

A agenda de quarta-feira incluiu, ainda, encontro no Pollen Parque Científico e Tecnológico, onde o cônsul conheceu cases de empresas incubadas na Unochapecó. No local, acompanhado do reitor da Unochapecó (mantenedora do Parque), professor Claudio Jacoski, e do diretor executivo do Parque, professor Rodrigo Barichello, o cônsul esteve no espaço que está em operação há pouco mais de um ano, e também as empresas e startups residentes no local. Durante a visita, ele conheceu os projetos inovadores desenvolvidos no Parque em parceria com entidades, universidades e o poder público, e conversou com estudantes e professores do curso de Relações Internacionais da Unochapecó.

Na ocasião, Christensen destacou a inovação como principal motor do crescimento econômico, e parabenizou todos envolvidos na criação do Pollen. “Vejo esse parque como um exemplo do compromisso de Santa Catarina em desenvolver um ambiente próspero e sustentável para a pesquisa e inovação que, em última análise, resultam em empregos de qualidade e prosperidade econômica.”

Empreendedorismo

O cônsul norte-americano e o secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina estiveram na Aurora Coop e a Cooperalfa. Foram recepcionados pelo presidente da Aurora, Neivor Canton, e na Cooperalfa, pelo presidente da cooperativa, Romeo Bet, quando visitaram a nova planta em Chapecó. A noite, participaram de um jantar com empreendedores da região, ocasião onde foram apresentadas oportunidades comerciais dos Estados Unidos e a exposição dos cases de sucesso das empresas Gelnex e Rotoline. “Sabemos como o setor privado é essencial para a promoção da sustentabilidade, para o surgimento de locais de trabalho mais inclusivos e para a criação de um futuro mais justo, tanto nos EUA quanto no Brasil. Estou feliz por conhecer empresas como essas. Hoje, aprendi na Aurora Coop sobre o trabalho feito de forma cooperativa, tornando-se uma das referências mundiais na tecnologia e processamento de proteína animal”, disse Shane Christensen.

Chapecoense e Prefeitura

Na manhã de quinta-feira, a agenda seguiu para o estádio da Chapecoense, onde foi recebido por representantes da diretoria alviverde e conheceu também o Memorial do time. “Fiquei muito feliz em conhecer a Arena Condá renovada e o memorial da Chapecoense, uma forma de homenagear os que partiram e de estimular os demais a buscar conquistas futuras. Vou sair daqui vestindo a camiseta!”, destacou ao ser presenteado com uma camiseta do clube com o seu nome.

O vice-presidente administrativo e financeiro do clube, Alex Passos, falou sobre a importância de receber a autoridade como esta nas dependências do clube. “A visita do cônsul geral dos Estados Unidos reforça a importância da Chapecoense no contexto regional e redobra a nossa responsabilidade na manutenção do time.”

Para finalizar, Shane Christensen conheceu a Prefeitura Municipal de Chapecó, onde se reuniu com o prefeito João Rodrigues. Junto com a comitiva das entidades empresariais, também esteve na Amplimed e, em seguida, almoçou com empresários da região.

COMPARTILHE
TAGS
Relações internacionais
Pollen parque
Pollen

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image