Criações inspiradas em artistas catarinenses compõe o Uno Fashion Day 2021

Texto Ionara Virmes*

Homenageando dez grandes artistas mulheres de Santa Catarina, o Uno Fashion Day, desfile organizado por estudantes do curso de Moda da Unochapecó, será realizado neste ano em um novo formato. Com o tema, 'Galeria Catarinas', o desfile acontecerá de maneira online por meio de um Fashion Film, com estreia marcada para sexta-feira (17/12), às 20h.

O desfile envolve diretamente os acadêmicos do oitavo período e também compõe o Projeto de Conclusão de Curso (PCC), onde os estudantes expõem suas coleções finais. O tema deste ano foi escolhido após uma reflexão sobre as mudanças causadas pela pandemia e tem como objetivo trazer alegria, cores e transmitir mensagens positivas na passarela.

Para o coordenador do curso, professor Fabio Vieira, eventos como este são fundamentais para formação de um portfólio e aproximam os formandos da realidade profissional.

"A arte é uma área do conhecimento renomada e tem muita influência no universo da moda. Por isso, pensamos em aproximar estas duas áreas e valorizar as artistas mulheres de nosso estado, o que resultou no nome 'Galeria Catarinas' para compor o Uno Fashion Day deste ano", relata.

Obras na passarela

Cada estudante pôde escolher a artista a ser homenageada e organizar conceitos para suas produções. Referenciando o quadro 'Reminiscências III', de autoria de Mariel Moro, a estudante Lirian Gallon homenageia a artista e trás em sua coleção memórias do passado. Ela conta que os sentimentos que mais afloram nesse momento são os de alegria e satisfação pelas conquistas do semestre.

"Entendo o Uno Fashion Day como uma forma de apresentar um compilado de tudo que aprendemos durante a graduação. E o mais bacana é ver isso na prática! Pois cada aluna pôde transmitir na confecção dos looks os ensinamentos aplicados em sala de aula, como projetos de técnica, métodos e tendências", ressalta.

As artistas homenageadas na 12° edição do evento possuem mais de dez anos de experiência em produção plástica e são notoriamente reconhecidas em salões e exposições de artes, não só da região e do estado, mas também do Brasil.

Para a estudante Gabriela Canizares, este é o momento mais aguardado da graduação. Ela revela que ver suas produções ganhando forma, e sendo vestidas por pessoas queridas, resulta em um sentimento intenso de satisfação.

"Minha artista é Izabel Bellucci, conhecida como BBel. Ela tem uma pegada mais natural e busca retratar o poder feminino. Além disso, ela também é professora de Yoga, então busquei criar algo mais natural, para pessoas que praticam a atividade, com peças bonitas e que não tivessem um alto custo para um futuro comprador", diz.

Conceito além dos palcos

A professora da disciplina de Projeto de Moda e Confecção III, Karine Piovezani, conta que cada estudante conseguiu transmitir um pouco de si em suas produções finais, podendo destacar o crochê, a renda de bilro, bordado manual, serigrafia, aplicação de hotfix, pedraria e sublimação.

"Utilizamos a aplicação da técnica Artsy, que é uma tendência de moda que visa transformar as ruas em galerias a céu aberto. No decorrer dos últimos anos vimos diversas parcerias de artistas assinando e colaborando no mundo fashion, como é o caso das coleções do artista brasileiro Romero Britto para a grife Dolce Gabanna", relembra.

O filme do desfile está sendo produzido pelo curso de Moda em parceria com o Laboratório de Mídias Audiovisuais da Universidade, e você poderá acompanhar a transmissão ao vivo no canal do Youtube da Unochapecó. Após o lançamento, ele será postado em formato de capítulos nas redes sociais do curso, atuando como uma Web Série.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Uno fashion day