CRS cria novo sistema para o Centro de Atendimento à Comunidade

Inovação

A Unochapecó, cumprindo com seu papel de universidade comunitária, realiza atendimento sócio jurídico e psicológico para a população das Comarcas de Chapecó e São Lourenço do Oeste. As atividades acontecem por meio do programa de extensão Centro de Atendimento à Comunidade (CAC). Neste ano, o programa passou a utilizar um sistema de gestão dos atendimentos, o Sistema CAC. O melhor é que a tecnologia foi desenvolvida dentro da própria Universidade, pelo Centro de Residência de Software (CRS).

O Sistema CAC, de acordo com o professor coordenador do CRS, Jorge Antonio Di Domenico, atualmente contempla os procedimentos de cadastro de dados pessoais e vinculação do cliente a uma pasta onde é adicionado uma ou mais fichas com a problemática repassada pelo indivíduo. "Além disso, todos os atendimentos realizados pelos estagiários são alimentados dentro do sistema com a supervisão do professor orientador da disciplina", complementa.

ergedfEm 2018, o CAC atendeu mais de três mil pessoas e realizou cerca de nove mil sessões. Destes, 808 pessoas e 4.173 atendimentos foram realizados por meio do novo sistema. Os atendimentos envolveram 457 estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, por meio da prática do estágio curricular supervisionado. Também, foram envolvidos 34 professores e 15 técnicos.

Com estas funcionalidades, o sistema permite que a gestão de projetos do CAC seja mensurada e administrada com qualidade e precisão devido aos relatórios administrativos e acadêmicos gerados pelo sistema. E tem papel importante, principalmente, pela possibilidade de acolher em sua base as particularidades dos diferentes projetos que integram o programa.

O novo sistema foi pensado para auxiliar no trabalho e no atendimento à população. O CAC custeou um bolsista para atuar no projeto e o CRS colaborou com a supervisão e o planejamento do trabalho realizado, por dois professores.

Novo sistema
Inovacao