Curso de Administração forma profissionais empreendedores

Profissão

Texto Ícaro Colella*

Chapecó é uma cidade em constante crescimento, seja no agronegócio, como é reconhecida nacionalmente, ou no setor empresarial, com vários empreendimentos que surgem a partir de novas ideias. A Unochapecó forma todos os anos profissionais capacitados para inovar e se dar bem neste mercado, entre eles, estão proprietários de novas organizações, empreendedores e gestores. O curso de Administração, por exemplo, tem mais de 40 anos de história e aproximadamente três mil profissionais formados ao longo de sua trajetória. Além disso, coleciona vários exemplos de egressos que projetaram seu próprio futuro.

Diogo é egresso da turma de 2017

Diogo Onghero Martins, formado em 2017, criou a sua empresa, a M42 logística, que realiza agenciamento e mediação de cargas. A ideia de empreender surgiu do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Diogo, e com o auxílio de alguns professores, o egresso pôde montar um plano de negócio, o primeiro passo para pôr em prática sua ideia. Atualmente, a empresa possui, além de Diogo, mais dois funcionários, e realiza gestão de terceiros e intermediação de cargas no transporte rodoviário.

O administrador já trabalhava em uma empresa de transportes e por isso seu projeto de conclusão do curso foi voltado para implantação da ideia neste local. Entretanto, o lado empreendedor falou mais alto.“Quando eu me formei, peguei umas férias depois da formatura e comecei a pensar: ‘meu projeto é muito bom, se eu deixar dentro da empresa eu corro o risco de ganhar um salário baixo e dar uma lucratividade alta para a empresa’. Então decidi transformar meu TCC em um negócio próprio”, comenta.

E deu certo! O profissional estima, mesmo com o cenário de pandemia, um crescimento até o fim do ano e ampliação da grade de funcionários. Diogo relata que a formação foi um divisor de águas para que ele tivesse capacidade de planejar e manter seu negócio. Segundo ele, o curso proporcionou uma noção técnica de tomada de decisões em todas as áreas da empresa, RH, financeira, contábil, estratégica, entre outras. Por meio do curso, além do aprendizado, ele conta que teve a oportunidade de fazer contatos com vários parceiros que hoje o auxiliam e são seus clientes.

“Com o curso, realmente consigo enfrentar os desafios do dia a dia do empreendedor com maior segurança, e dessa forma tomar decisões com maior responsabilidade, analisando riscos e conseguindo trazer maiores resultados positivos para minha empresa e equipe”.

Novo cenário

A função do administrador nesse cenário de pandemia é importantíssima no sentido de poder direcionar as empresas para enfrentar essa realidade. Nessa época, o profissional tem que estar preparado para conduzir a organização empresarial para uma análise de estratégias mais eficiente, sinalizando onde a organização deve focar os seus recursos e também no processo de redução de gastos e custos para acompanhar o cenário econômico e definir estrategicamente o que é melhor para empresa.

“A função do administrador se faz essencial para analisar realidades e direcionar as empresas para melhor atuação em um período de crise”, comenta a coordenadora do curso de Administração, professora Gilseli Aparecida Molozzi.

O curso preza por essa eficiência e rapidez, com o objetivo de resolver a problemática levantada pelas empresas de forma eficaz. Segundo a professora, essa característica é fomentada pelas disciplinas base da formação enquanto profissional administrador, que direcionam o acadêmico para resolução dos mais variados problemas dentro da área de gestão e os processos de inovação, em conjunto com as oportunidades que o curso oferece ao longo da graduação.

“A estrutura do curso possibilita que o estudante desenvolva os processos de inovação por meio do Desbravador Uno-startup, projetos relacionados a revitalização de espaços no nosso município, como creches, além da atuação em projetos de cunho social que envolvem a comunidade e viagens de estudos. Os acadêmicos conseguem vivenciar a realidade de outras empresas, de outros locais e também o desenvolvimento da atividade comportamental na gestão de conflitos, equipes e tomada de decisão”, relata Gilseli.

O curso

O curso de Administração da Unochapecó conta com estrutura de salas de aula invertidas, que saem do modelo tradicional de exposição de conteúdo pelo professor,  laboratórios de atividades práticas, além de trabalhar com softwares para simulações financeiras e estatísticas. Com todo esse aparato para as aulas, a equipe de docente, formada por mestres e doutores, tenta aproximar já nos primeiros períodos o estudante da prática e vivência de mercado. Esse contato se dá devido aos convênios com as empresas onde o acadêmico pode realizar estágios.

Sala destinada a realização de atividades práticas e interativas

Atualmente, o curso possui mais de 600 alunos na graduação e vários nas pós-graduações ligados à área da Administração. A maioria dos universitários é absorvida pelo mercado ainda na graduação, outros realizam estágios remunerados que se transformam em contratos de trabalho. “Todos os nossos estudantes são assistidos pelo Programa Talentos, que busca a inserção profissional dentro das áreas que os estudantes se identificam ao longo da graduação”, acrescenta Gilseli.

A professora frisa, ainda, que esse projeto visa agregar as necessidades das empresas e exaltar as potencialidades dos acadêmicos.

“O Programa Talentos faz a ponte entre perfis de estudantes e a necessidade do mercado de trabalho. Temos também as seções de negócio, banco de currículos e o fomento de negócios criados pelos nossos egressos dentro do curso”, finaliza.

O curso de Administração  é um dos oito com inscrições abertas no Seletivo Uno. Quer saber mais sobre o curso? Confira o e-book!

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

Seletivo