Curso de Arquitetura e Urbanismo promove o 'IV Socializa!'

As habilidades comportamentais no ambiente profissional são ferramentas fundamentais para seguir uma carreira, e é na trajetória universitária que elas são moldadas e desenvolvidas. Objetivando a troca de experiências e a integração com o mercado profissional, através de estudos, análises e conhecimento, o curso de Arquitetura e Urbanismo promove o 'IV Socializa!', Seminário de Socialização das Práticas de Estágio Supervisionado.

O evento contou com uma palestra sobre Soft Skills

O evento acontece nos dias 06 e 30 de junho, no auditório do Pollen Parque Científico e Tecnológico, e é resultado do componente curricular 'Estágio Curricular Supervisionado'. Neste ano, além de promover a socialização dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, o 'Socializa' traz para discussão a temática 'Soft Skills para o profissional da Arquitetura e Urbanismo', com uma palestra ministrada por Cristyano Dentz, Fundador da Perfil PSK, Coordenador TXM Methods e Partner Nanovetores Tecnologia S.A.

Cristyano explica que o termo 'Soft Skills' surgiu há, aproximadamente, cem anos atrás, na era industrial. Nessa época, as habilidades de destaque eram pontuais, ou seja, dentro de uma instituição, quem vendesse mais estava em destaque e recebiam os melhores cargos.

"Os engenheiros, na época, não estavam se destacando e fizeram um estudo para descobrir o que era necessário para atingir esses cargos. As 'Soft Skills' surgiram desse estudo, dizendo que não adianta apenas ter a melhor habilidade técnica, a melhor faculdade, matematicamente falando, se você não se relaciona, não conversa com as diferenças e não tem inteligência emocional. E a principal habilidade que as empresas procuram hoje é de gestão emocional, o colaborador que consegue fazer o controle das suas emoções. A partir do momento que a empresa ajuda ele a ter essa confiança, a empresa também passa a ter resultados satisfatórios. As 'Hard Skills' são uma faculdade, um curso de inglês, habilidade em tabelas, mas saber quando usar, como tomar uma decisão, usar a sensibilidade, é uma habilidade humana. As empresas precisam disso para que elas possam fazer a transformação digital dos seus negócios", ressalta.

Para a professora e coordenadora do curso, Paula Batistello, o evento integrará os alunos com o mercado de duas maneiras, "uma com a palestra, preparando os acadêmicos para desenvolver suas habilidades comportamentais no mundo profissional, e a partir das intervenções dos estágios curriculares supervisionados, que objetivam propor alguma mudança na comunidade onde fizeram os mesmos, sejam elas por sugestões de ferramentas na gestão, alteração de algum método de execução de atividade ou ainda propondo a implementação de algum software ou outra ferramenta projetual".

Eventos como esse, que trabalham as habilidades comportamentais para os acadêmicos, são importantes para um bom desempenho, discussão e ampliação dos conhecimentos que visam prepará-los para ser um excelente profissional.

"O trabalho colaborativo, a resolução de problemas e criatividade, que envolvem ainda a comunicação eficaz, empatia, organização, resiliência e saber trabalhar sob pressão, são características essenciais para os profissionais se destacarem também nos dias atuais, e em especial no campo da arquitetura e urbanismo por ser uma profissão interdisciplinar, onde vários atores precisam estar agindo de forma colaborativa, empática, e solucionando problemas para que os projetos e obras sejam realizados sem atrasos, desperdícios e retrabalhos", sublinha a coordenadora.

Faça parte da Uno!

Arquitetura e Urbanismo é um dos vinte e sete cursos com inscrições abertas no Seletivo de Inverno 2022. Para fazer parte da comunidade acadêmica da Unochapecó é fácil! Basta fazer sua inscrição no site da Uno enviando seu Histórico Escolar ou Boletim de Desempenho no Enem. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de agosto, de maneira virtual ou presencial.

A professora relembra que o curso, há mais de vinte anos, pretende preparar o futuro profissional para além dos campos de conhecimentos técnicos e, agora, está sendo ofertado com um novo currículo.

"Agora, oferecemos uma matriz por competência, interdisciplinar, que trabalha não somente o planejar cidades e regiões e projetar arquitetura, urbanismo e paisagismo, mas o desenvolvimento das habilidades comportamentais, se aproximando desde cedo da realidade, lidando com clientes e problemas reais, e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, para que o acadêmico esteja preparado e com uma carreira planejada ao se formar profissional, e com isso consiga fazer algo a mais e diferente no mercado de trabalho".

Soft skills
Hard skills