Curso de Ciência da Computação comemora nota máxima no MEC

Profissão

Texto Jessica De Marco*

Com o fim do ano cada vez mais perto, o dia a dia vai ganhando um ritmo diferente. Para muitos significa que as férias estão logo aí e com isso o trabalho vai diminuindo. Mas na Unochapecó as atividades não param, assim como as boas notícias. Agora é a vez de toda a Universidade comemorar a avaliação máxima do curso de Ciência da Computação. Ou seja, a graduação atingiu o conceito máximo perante o Ministério da Educação (MEC), em uma escala que varia de 1 a 5.

O coordenador do curso, professor Sandro de Oliveira, considera como fatores principais dessa conquista a excelente infraestrutura da Universidade, a qualidade do ensino e a equipe comprometida de professores e estudantes. "O nosso curso é pioneiro na região na área da tecnologia, em 2019 vai completar 25 anos. E pra fechar com chave de ouro, como reconhecimento, uma avaliação dessas. É com certeza motivo de muito orgulho para nós", afirma.

O professor também destaca a inserção do curso na comunidade, por meio de diversos projetos voltados à tecnologia e inovação.  "Em termos de projetos sociais temos soluções de tecnologia aplicados em vários ramos e setores da sociedade, na saúde, no agronegócio, na segurança pública. Também temos uma aproximação muito grande com as empresas", acrescenta o coordenador.

Como funciona a avaliação

Todos os cursos da Instituição estão passando por esse processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento. O motivo é o processo de migração da Unochapecó do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino. A mudança era uma condição para aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Educação Superior (Proies). O Proeis busca reestruturar a saúde financeira das mantenedoras das instituições de ensino superior e garantir a qualidade acadêmica.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão que conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos são: Censo Superior, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e avaliações in loco realizadas pelas comissões.

A avaliação presencial é realizada por dois avaliadores, cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). O processo de visita ao curso é orientado por um documento próprio, 'Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância', e avalia três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Nota maxima