Curso de Ciências Biológicas da Uno recebe reconhecimento de Conselho Federal

O curso de Ciências Biológicas da Unochapecó comemorou, em 2022, a marca de 30 anos de atuação. Com mais de 800 egressos, o curso se destaca por oferecer as modalidades de bacharelado e licenciatura com alta qualificação, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humano. Os profissionais formados no curso fazem a diferença em todas as áreas de atuação, do mercado à pesquisa científica, o que revela o reconhecimento regional da formação oferecida pela Uno.

Na última semana, o curso de Ciências Biológicas teve sua qualidade certificada em nível nacional, com a conquista do Selo CFBio de Qualidade de Cursos, concedido pelo Conselho Federal de Biologia. A marca, que reconhece o esforço e a excelência dos bacharelados e licenciaturas do país, colocou a Unochapecó entre os melhores cursos do Brasil - o único de Santa Catarina. Somente seis cursos de bacharelado receberam a congratulação. O reconhecimento se deu em sessão solene realizada no Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, que ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, em Brasília/DF.

Na ocasião, a Unochapecó esteve representada pela coordenadora do curso, professora Sandra Mara Sabedot Bordin. De acordo com a docente, o reconhecimento obtido simboliza o comprometimento da Universidade com a qualidade do ensino e a formação de profissionais alinhados com as demandas da sociedade.

“O selo CFBio é um documento que proporciona uma boa avaliação aos cursos que é destinado. São cursos que têm qualidade acadêmica, mas a partir de vários indicadores que a Comissão do Conselho Federal de Biologia analisa. Nestes indicadores entram os objetivos do curso, a matriz curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os TCCs, os estágios, a pesquisa, a extensão, a legislação profissional do biólogo, a qualificação docente, tanto da coordenação como dos professores. Inclusive, direciona também para um dos indicadores que é o registro no Conselho Nacional de Biologia”, frisou Sandra.

Qualificação compartilhada

O Fórum Nacional proporcionou uma série de discussões técnicas, pautadas em temas como os desafios e perspectivas sobre o biólogo na área da saúde, biotecnologia e produção e meio ambiente e biodiversidade, além de empreendedorismo, legislação e liderança.

Sandra também destaca que o Fórum foi uma ótima oportunidade para o estabelecimento de parcerias entre as instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento colaborativo da área das Ciências Biológicas no Brasil. “A interação entre os coordenadores de cursos de Ciências Biológicas de diferentes regiões do Brasil permitiu a construção de uma visão mais abrangente sobre os desafios a serem enfrentados e as oportunidades a serem acolhidas por esses cursos em suas diversas realidades”, comentou.

Faça parte!

O curso de Ciências Biológicas da Unochapecó está com inscrições abertas para o Vestibular 2024. Com nota máxima no MEC e a maior estrutura universitária da região, o bacharelado e a licenciatura oferecem competências para atuar nas diferentes áreas, meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção, atendendo as demandas tanto do setor público quanto do privado. De acordo com a coordenadora, o contato permanente do ensino com a pesquisa, a extensão e a inovação proporcionam visão ampla e multidisciplinar.

“Muitos egressos atuam como profissionais contratados ou empreendedores. Formamos biólogos bacharéis com conhecimentos específicos nas ciências biológicas, capacitados às novas tecnologias, ao empreendedorismo, trabalhando de forma interdisciplinar e multiprofissional, tendo competências atitudinais como, liderança, autonomia, ética e protagonismo. São eixos norteadores no projeto curricular do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó”, reforça Sandra.

Selo cfbio
licenciatura