Minha Uno
Menu Busca

Curso de Cinema e Mídias Digitais realiza Mostra Audiovisual Universitária

Educação

Evento tradicional no curso de Produção Audiovisual, e agora passando o legado à frente, a Mostra Audiovisual Universitária (MAU) objetiva divulgar os trabalhos dos acadêmicos para a comunidade. Na última última quarta-feira, (06), ocorreu a 10ª edição da MAU, com produções do curso de Cinema e Mídias Digitais

 A mostra expôs os produtos desenvolvidos pelos acadêmicos e encerrou as atividades do curso em 2023. No encontro, que deu-se na Basaltica Cervejaria Experimental, foram exibidos videoclipes de 5 artistas locais: Dazantigas, Márcio Pazin, Variantes, Vicari e Finkler. 

A coordenadora do curso, Dafne Reis Pedroso da Silva, conta que o evento superou as expectativas. "Muitas pessoas estiveram lá prestigiando, desde estudantes até egressos. Foi um momento para exibir as produções, mas também para ter esse contato com o mercado". Dafne acrescenta que a Mostra é algo fundamental para o curso, pois é onde os alunos aprendem a expor seus trabalhos para a comunidade. "Precisamos fazer com que esses trabalhos circulem. Um dos maiores problemas do cinema nacional é que as obras não circulam, então nós precisamos criar esses espaços de exibição, e a MAU é um deles", argumenta. 

Neste ano a mostra contou, de forma inédita, com a participação do curso de Publicidade e Propaganda. O professor Roberto Panarotto, comenta que o curso se envolveu através dos alunos do sexto período, na disciplina de Criação Publicitária: Produções Transmidiáticas, que ficou responsável pela criação de toda identidade do evento e estratégias de divulgação. "Foi uma troca de experiências muito rica. A estratégia foi desenvolvida como proposta de trabalho do semestre e envolveu a turma toda numa conexão com alunos do curso de Cinema e Mídias Digitais e professores que participaram da atividade", relembra. 

Os trabalhos que foram exibidos faziam parte da disciplina de Abex II: Imagem-Movimento ministrada pela professora Angélica Lüersen. As atividades foram desenvolvidas durante o segundo semestre letivo, no qual os acadêmicos ficaram responsáveis por todas as etapas, desde e o planejamento até a pós-produção dos videoclipes. 

Líder da comissão organizadora e acadêmico do 2o período, João Ficagna relata que a organização da mostra audiovisual somou muito para os estudantes e sua trajetória na academia, pois possibilitou a experiência de organizar pela primeira vez uma MAU, evento significativo para o curso por seu tamanho e visibilidade. Ele acrescenta ainda que foi possível aliar conhecimento e prática na realização dessa atividade. 

Para a acadêmica do segundo período, Ana Cristina Bedin Prestes da Silva, que participou como acadêmica dirigindo videoclipes e curtas, o evento foi incrível graças ao engajamento do público. "Tivemos uma divulgação muito grande e foram quase 150 pessoas presentes", relembra. 

Os videoclipes exibidos durante o evento podem ser encontrados nas redes sociais dos artistas, e futuramente, serão exibidos pelo curso de Cinema e Mídias Digitais no Cineclube Helena.

* texto: Emilly Bueno, estagiária da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

COMPARTILHE
TAGS
Produção Audiovisual
Mostra audiovisual universitária
Cinema e mídias digitais
Cinema
Aprendizagem baseada em experiências
Abex

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image