Curso de Cinema e Mídias Digitais recebe acadêmicos com aula inaugural

Na última sexta-feira (24), os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Cinema e Mídias Digitais da Unochapecó participaram da aula inaugural de boas-vindas ao semestre que se iniciou. O momento contou com a presença de dois convidados especiais, os cineastas Helena Barbagelata e Demétrio Panarotto, que compartilharam suas experiências no mundo do audiovisual com os acadêmicos.

A aula foi marcada pela exibição de três produções de Helena e Demétrio, os filmes Lotação (2018), Lavro Lamp Vaga Luce (2022) e Hospício de Palavras Secas (2022). Após as exibições, os acadêmicos puderam debater sobre as narrativas e linguagens com os diretores, conhecendo mais sobre a carreira dos profissionais locais. Para o professor Roberto Panarotto, é um momento importante para os calouros, pois possibilita o contato com novos pontos de vista sobre cinema.

“É um privilégio para os alunos ter a oportunidade de receber em sala, já no primeiro período de um curso que está iniciando este semestre, realizadores audiovisuais com o currículo do Demétrio e da Helena. Porque são artistas que circulam e transitam entre áreas distintas, mas que conseguem canalizar no audiovisual uma série de referências. A presença deles confronta o aluno e os colocam em contato com lado prático, das produções, do mercado e dos desenvolvimentos culturais.” comenta Panarotto.

Convidados

A ítalo-israelense Helena Barbagelata é uma artista multidisciplinar, modelo, ativista e escritora, com Doutorado em Filosofia pela Universidade de Atenas. As suas obras combinam técnicas de pintura, ilustração, escultura, gravura, música, dança, vídeo-arte e instalação. Helena realizou inúmeras exposições e performances individuais e coletivas na Europa, Israel, América Central e do Sul, Austrália e Estados Unidos. Sua atuação foi premiada internacionalmente pela Onassis Foundation, Hellenic Foundation for Culture, Ministério da Cultura e dos Desportos do Governo Grego, da Academia de Belas Artes de São Petersburgo, da Universitat de Barcelona, entre outros.

O chapecoense Demétrio Panarotto é músico, roteirista, poeta, escritor, professor universitário e doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Além de oferecer consultoria para projetos culturais e ministrar cursos nas áreas de literatura, música e cinema, Demétrio participou de diversos prêmios e eventos nacionais e sul-americanos, além de ter lançado filmes e discos com a Banda Repolho e com o projeto Irmãos Panarotto.

Helena e Demétrio ressaltam que a Universidade possibilita o estímulo da criatividade dos acadêmicos e proporciona novos saberes que reforçam as aprendizagens realizadas no âmbito da sala de aula. Para os cineastas, o espaço acadêmico deve ir ao encontro do espaço da arte, ainda mais quando se leva em conta um curso voltado para a produção e realização de peças audiovisuais.

“A transmissão de conhecimentos empíricos no contato com a produção audiovisual e a experiência do fazer de realizadores e realizadoras introduz um universo de reflexão fundamental para que os alunos possam entender o processo de discussão e de execução dos trabalhos artísticos. Consideramos de suma importância para a comunidade acadêmica atividades que propiciem momentos de interação com os diferentes lugares da arte e dos seus agentes e intervenientes, do mesmo modo, que permite a quem realiza, o diálogo e a partilha do conhecimento com a comunidade”, afirmam.

Cinema
Aula inaugural