Curso de Engenharia Civil representa Unochapecó

Texto Juliane Bee*

No mês de novembro, o professor do curso de Engenharia Civil da Unochapecó, Bruno Tasca de Linhares, participou do XXXVIII Ibero-American American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE), sediado em Florianópolis. O evento reúne cientistas e engenheiros de todo o mundo que, por meio de palestras e mini-simpósios, discutem o desenvolvimento de métodos numéricos em diversas áreas de engenharia.

Realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, o CILAMCE foi hospedado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na oportunidade, o professor apresentou o trabalho 'Analysis of Steel-Concrete Composite Box Girder Bridges With External Prestressing'.

Quem também representou o curso de Engenharia Civil da Unochapecó no mês de novembro foram os estudantes do curso, que participaram da VII Conferência Brasileira de Estabilidade de Encostas (COBRAE), realizada também em Florianópolis. No encontro, foram discutidos os aspectos teóricos, práticos e legais relacionados a projetos, gestão e obras geotécnicas de estabilização de encostas naturais e de contenção de taludes.

Os acadêmicos da Unochapecó participaram do tradicional Desafio de Taludes, que consiste na execução de uma obra geotécnica, em modelo reduzido, simulando a construção de um talude em escala real. No edital foi apresentado uma situação hipotética, os materiais foram cedidos, e os estudantes tiveram que resolver o problema de forma criativa.

Conforme a acadêmica Marlusa Welter Schäfer, esta foi a primeira vez que o curso participou do desafio. "Estamos muito felizes e honrados de termos representado a nossa Universidade no Desafio de Taludes. Em nossa estreia já conquistamos a segunda colocação", comemora a estudante.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.

eventos
Engenharia civil