Curso de Farmácia da Unochapecó recebe conceito 5 do MEC

Texto Jessica De Marco*

No próximo ano, o curso de Farmácia da Unochapecó completa 20 anos. Mas o presente veio antecipado esta semana, com a avaliação máxima do Ministério da Educação (MEC). Em uma escala que varia de 1 a 5, o conceito conquistado significa que a graduação em Farmácia atinge todos os critérios de excelência no ensino, no que envolve organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

"A nota máxima do curso é reflexo da união de coordenação, docentes, discentes, auxiliares e técnicos. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) está de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2017, o corpo docente é muito preparado cientificamente e a infraestrutura é impecável", afirma a coordenadora, professora Adriana Gasparetto Soletti.

erewre

Com a conquista, o sentimento não poderia  ser outro, senão de dever cumprido. "É alegria, euforia e entusiasmo para seguir em frente e continuar nesse caminho", acrescenta a professora. Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, não é diferente. "Estamos muito felizes com a nota 5 do curso de Farmácia, mostrando o seu diferencial e, principalmente, o empenho do corpo docente e dos estudantes, que merecem muito essa nota. Um curso que para a Instituição como um todo é motivo de orgulho. Deram mostras daquilo que a gente sempre fala e reafirma, que a grande preocupação da Unochapecó é a qualidade, e estamos mostrando, a partir das avaliações, que isso se comprova", comemora.

Como funciona a avaliação

Todos os cursos da Instituição estão passando por este processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento. O motivo é o processo de migração da Unochapecó do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino. A mudança era uma condição para aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Educação Superior (Proies). O Proeis busca reestruturar a saúde financeira das mantenedoras das instituições de ensino superior e garantir a qualidade acadêmica.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão que conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos são: Censo Superior, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e avaliações in loco realizadas pelas comissões.

A avaliação presencial é realizada por dois avaliadores, cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). O processo de visita ao curso é orientado por um documento próprio, 'Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância', e avalia três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Os avaliadores estiveram na Unochapecó visitando o curso de Farmácia nos dias 20 e 21 de setembro.

Conheça o curso de Farmácia da Unochapecó:

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Farmacia conceito 5