Curso de Fisioterapia completa 20 anos colaborando com a saúde da comunidade

Geral

Eventos para marcar esse tempo ocorrerão nesta segunda e terça-feira e será aberto para à comunidade

Com presença significativa na comunidade em que se insere, contribuindo com a saúde da população em diferentes instituições, o curso de Fisioterapia da Unochapecó comemora seus 20 anos em 2024. Para marcar a data, nesta segunda e terça-feira, ocorrerá programação especial para  estudantes, egressos e  comunidade em geral.

No dia 06 de maio às 19h acontecerá o lançamento do Livro: ‘20 Anos de Compromisso com a Formação Qualificada’, bem como uma retrospectiva dessa trajetória com a presença de egressos do curso. Já para terça-feira, dia 7, às 19h haverá momento cultural e às 19h30 Renata Teodoro, referência internacional na área da fisioterapia cardiorrespiratória,  falará sobre ‘Fisioterapia: Gestão e empreendedorismo na carreira’. As comemorações ocorrerão no Salão Nobre da Unochapecó com entrada gratuita e inscrições através do link: eventos.unochapeco.edu.br/20anos_fisioterapia/.

Conforme a professora Lilian Marin Lunelli, organizadora do evento, nesses 20 anos de curso foram inseridos mais de 500 profissionais no mercado e vários destacam-se pelo protagonismo de transformar a Fisioterapia em uma profissão notória na área da saúde e de grande relevância social.

Para Indiamara de Oliveira Flores Dal Magro, coordenadora do curso, ao longo desta caminhada muitos foram os desafios. “Hoje olhando para trás o caminho percorrido posso disser que estamos em uma linda caminhada. Olhando para nossos egressos vejo profissionais capacitados, éticos e humanos que estão destacando-se no mercado de trabalho e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Resultado este do trabalho em equipe de todos os envolvidos ao longo destes 20 anos do curso de fisioterapia”, acrescenta a professora.

Sobre o curso e sua inserção na comunidade:

O curso de Fisioterapia foi implantado em 2004 pela professora Fatima Kremer Ferretti, passou por diferentes desafios e transformações ao longo dos anos. É pioneiro em atividades na escola da saúde, como organização do Simpósio Sul Brasileiro de Fisioterapia em conjunto com a Uri Campus Erechim e Unidep, precursor na organização no grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano e Saúde assim como o organizador do primeiro periódico da escola da saúde FisiSenectus.

Hoje a parceria firmada com diferentes instituições garante uma aproximação e atuação direta na comunidade, são elas: Secretaria de Saúde, Hospital Regional do Oeste (HRO), Centro de Convivência do Idoso, Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick, (Apae) e Rede Feminina de Combate ao Câncer, onde os estudantes realizam atendimentos em ordem crescente de complexidade, desde o primeiro período,  sobre a supervisão dos professores.

Além dessas parcerias, o curso também disponibiliza para a comunidade a Clínica Escola de Fisioterapia, uma das mais equipadas, ampla e de referência na região. A Clínica atende em média 700 pacientes por mês, tanto a pessoas em vulnerabilidade social, bem como serviço privado.

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó

Fotos: Arquivo Unochapecó