Curso de Fisioterapia realiza atividades sobre Esclerose Múltipla

Texto Vanessa Marquezzan*

Agosto é considerado o mês laranja. A data foi criada em 2006 para conscientizar as pessoas a respeito da Esclerose Múltipla (EM). Com esse intuito, o curso de Fisioterapia da Unochapecó, em parceria com o Grupo de Apoio aos Pacientes com Esclerose Múltipla de Chapecó (Gapem), promove o I Encontro do Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. As atividades acontecem no dia 30 de agosto, das 14h às 21h, na Universidade. Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição pelo site. O público externo pode realizá-la até hoje (23/08) e o interno até o dia 29/08, com investimento de R$ 21.

A Esclerose Múltipla é uma das doenças neurológicas mais comuns em adultos e jovens, de 15 a 50 anos de idade. Por isso a importância de ampliar o debate e expandir o conhecimento para o meio acadêmico e para a população. Assim, o evento oportunizará momentos de reflexão, discussão e construção de novos saberes e práticas sobre a EM.

De acordo com a professora de Fisioterapia e coordenadora do evento, Aline Martinelli Piccinini, as atividades vão auxiliar no conhecimento dos profissionais e dos estudantes que estão em processo de formação. "Além deles compreenderem melhor a doença, vão saber como atuar e quais são as possibilidades de atendimento com as pessoas que apresentam a EM".

Para a também coordenadora do evento, professora Michele Cristina Minozzo dos Anjos, o Encontro busca aumentar a divulgação sobre a doença e os desafios enfrentados pelos pacientes no dia a dia. "Trata ainda a importância da criação de uma associação em nosso município que visa fortalecer as pessoas com o diagnóstico de EM e seus familiares", ressalta.

Programação

As atividades, durante a tarde, acontecem no Plenário do Bloco G da Unochapecó. Para abrir o evento, das 14h às 15h30, acontece a roda de conversa 'Multidisciplinariedade na Esclerose Múltipla', com a participação da professora do curso de Fisioterapia, Tahiana Zorzi, do enfermeiro, Cleiton da Silva Oliveira, e da psiquiatra, Lidiane Dotta Guarienti. Na sequência, será realizado o 'Café com Prosa' até às 16h. Depois, inicia o bate-papo sobre a 'Esclerose Múltipla no dia a dia', com o Gapem e a professora do curso de Fisioterapia, Paula Zeli, até às 17h. Para encerrar as atividades da tarde, os estudantes do curso de Fisioterapia da Unochapecó realizam um momento de relaxamento para os participantes.

Já no período da noite, as atividades ocorrem no Salão Nobre da Universidade, a partir das 19h, com a cerimônia de abertura. Na sequência acontece a palestra 'Esclerose Múltipla: aspectos regionais e atuais', com o médico neurologista Auney de Oliveira Couto. Para encerrar o evento, o professor do curso de Medicina da Unochapecó, Roney Carlos Lora, fala sobre 'Esclerose Múltipla e visão'.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Esclerose multipla