Curso de Jornalismo participa de capacitação para cobertura em zonas de conflito

Integração, simulações com reféns, conhecimentos sobre gestão de crise, treinamento com cães, sobrevivência e orientação cartográfica (abaixo de muita chuva), foram algumas das atividades desempenhadas pelos estudantes de Jornalismo da Unochapecó em sua recente  viagem. Na manhã da última terça-feira (21), o curso realizou uma Capacitação de Jornalistas em Zona de Conflito, em Guarapuava/PR, juntamente com os alunos de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Visando preparar os futuros profissionais para situações caóticas, a integração, que durou dois dias, ocorreu no 16o Batalhão da Polícia Militar e no 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

A professora do curso de Jornalismo na Unochapecó, Angélica Lüersen, relembra que a viagem já era idealizada pelo curso há algum tempo. "Sempre entendemos que essa formação seria importante, pois muitos jornalistas acabam atuando em zonas de conflito. Temos casos extremos, como o da guerra, mas tem situações mais cotidianas, mais próximas. São questões importantes no processo de formação", ressalta.

Angélica acrescenta que a possibilidade de fazer a formação surgiu através do professor Márcio Fernandes, da Unicentro. O projeto começou a ser articulado no início do ano na Unochapecó, enquanto o professor Márcio foi fazendo essa mediação com o Exército, em Guarapuava. Pensando em oferecer uma formação mais estendida, um treinamento ocorreu com a Polícia Militar.

Além da contribuição da professora de Fotojornalismo, outra peça chave para a realização da viagem foi o Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor). A presidente Schaiane Bohn, relata que o auxílio do movimento estudantil ocorreu durante o planejamento, no qual o Cajor participou ativamente. O Centro Acadêmico também desembolsou uma parte do valor a ser pago no transporte. "Após os orçamentos, o Centro Acadêmico conseguiu tirar um valor do caixa, que foi disponibilizado para que assim a viagem ficasse mais acessível para os estudantes. Sabíamos que pagando uma parte, poderíamos ajudar mais estudantes a participarem da capacitação", argumenta.

Vivências

Acadêmico do segundo período, Jair Bach Filho, diz que a experiência pode ser descrita apenas como extraordinária. "No cotidiano profissional a gente se encontra em situações adversas nas quais as noções ensinadas nos treinamentos, podem ser aplicadas, auxiliando no trabalho jornalístico", comenta. Jair acrescenta que conhecer o trabalho da polícia, táticas de atuação e equipamentos é primordial para que os jornalistas saibam se posicionar e proteger-se, bem como saber os limites de sua atuação.

Já para o estudante do primeiro ano de Jornalismo da Unicentro, João Emilio de Melo, as atividades o aproximaram das instituições que, futuramente, se tornarão presentes em seu trabalho como jornalista, e também auxiliaram sua confiança para experiências mais intensas, fisicamente e psicologicamente. "O conteúdo ministrado além de ter sido muito rico, foi muito bem organizado, o que transpareceu na transição do estudo teórico para o prático", finaliza.

Estude Jornalismo na Uno!

O curso de Jornalismo da Unochapecó está com inscrições abertas no Vestiba 2024. Optar por ingressar nos cursos de comunicação da Unochapecó, uma Universidade com nota máxima no MEC, significa assegurar uma formação versátil para se destacar em várias esferas do campo jornalístico. Ao longo de todo o curso, os alunos têm acesso a experiências na Agência de Comunicação Integrada, oportunidades de estágio, bolsas de estudo, atividades de pesquisa, intercâmbios e muito mais. Inscrições abertas - faça parte desse universo!

* texto: Emilly Bueno, estagiária da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

Zonas de conflito
Jornalismo