Curso de Produção Audiovisual da Unochapecó recebe nota 5 no MEC

texto: João Pedro Zatta Grolli *

Nota máxima. Esse foi o conceito atribuído ao curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, que recebeu, na última semana de março, uma Comissão de Avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A primeira nota 5 veio após a avaliação, que é bastante extensa e profunda, seja da infraestrutura, corpo docente, alunos, laboratórios (serviços e equipamentos), entre outros itens. A nota foi celebrada nesta segunda-feira (03/07), durante evento Visualiza Oeste, do curso de Cinema e Mídias Digitais que debateu o resultado de uma pesquisa sobre o mercado audiovisual na região.

De acordo com o professor Franscesco Flávio da Silva, a comissão era composta por dois professores doutores, muito experientes. "O que nos honra e ao mesmo tempo nos desafia", destaca. O professor explica que os avaliadores seguiram o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que determina vários pontos a serem averiguados e indica notas que vão de 1 a 5. "A comissão não emite parecer durante a visita, apenas solicita comprovações em relação aos itens, o que gera uma grande expectativa durante o processo, pois a nota final é compartilhada somente alguns dias depois da avaliação", relata. Franscesco comenta ainda que o Instrumento de Avaliação é repleto de itens e detalhes a serem apurados.

"Podemos afirmar que todos os itens foram muito bem avaliados, desde qualidade e experiência do corpo docente, laboratórios e equipamentos, atendimento ao estudante, projetos de pesquisa e extensão, qualidade de Projeto Pedagógico e Matriz Curricular, acessibilidade e muitos outros", salienta.

Quanto ao corpo docente, Franscesco frisa que os professores do curso buscam qualificar e atualizar ao máximo as aulas, além de desenvolver experiências práticas e teóricas que preparem o profissional. "Não é uma tarefa fácil e só é possível de ser realizada com muita organização e expertise. Alguns possuem produtoras audiovisuais e de comunicação, outros possuem dedicação exclusiva ao ensino e a pesquisa acadêmica, então é um grupo bastante diversificado, que consegue dar respostas em várias frentes de aprendizagem", comenta. O professor descreve ainda que é muito bom receber o reconhecimento do trabalho feito pela grande equipe que compõe o curso e a Unochapecó.

"Sempre soubemos da nossa qualidade pelos resultados atingidos, mas receber essa confirmação por parte do MEC brinda os anos de existência do curso na região Oeste de Santa Catarina e indica que seu sucessor, o curso de Cinema e Mídias Digitais, se encontra no caminho certo, se atualizando para um novo cenário na área", finaliza.

A professora e ex-coordenadora do curso de Produção Audiovisual, Dafne Pedroso ressalta que o sentimento foi maravilhoso. Ela afirma que a nota máxima atribuída pelo MEC, é fruto de muito trabalho e dedicação, tanto dos professores, quanto dos alunos e da Instituição. Relata ainda o desafio que foi manter um curso de qualidade e de nicho, criado há 13 anos. Atualmente a professora Dafne é coordenadora do curso de bacharelado em Cinema e Mídias Digitais, que é um curso mais aprofundado se comparado ao de Tecnologia em Produção Audiovisual, que encerrou em 2022. Em relação ao novo curso, a professora salienta que estão muito otimistas.

"É um curso que vai trazer as bases do cinema, ampliar o contexto digital e as novas tecnologias. O que a gente espera é seguir contribuindo para o desenvolvimento da produção audiovisual aqui da região, mas, também, sabendo que os alunos estarão preparados para desbravar outros mercados", finaliza.

Os egressos

A avaliação do MEC garante um alto conceito para o diploma dos egressos de Produção Audiovisual, que hoje atuam no mercado. A egressa Ana Júlia Busa, salienta a importância do curso na sua carreira. "A parte teórica foi muito importante porque hoje eu consigo aplicar no meu dia a dia de trabalho, e a prática também me ensinou muito. Devido a pandemia e as aulas online, eu aprendi a fazer muito com pouco, porque a gente precisava fazer os trabalhos com o celular. A teoria e a prática andaram lado a lado e me ajudaram bastante", ressalta.

Para Teylor Henrique de Lima, também egresso do curso, a nota 5 é muito merecida. "O Tecnólogo em Produção Audiovisual tem excelência. Dentro do curso teve todos os âmbitos, seja ensino, pesquisa, extensão ou inovação, que foram primordiais para que os acadêmicos tivessem a  experiência de como realmente é ser um produtor audiovisual", relata. Teylor salienta ainda que a nota 5 do curso é fruto dos professores qualificados, dos equipamentos, laboratórios e das pessoas que fazem acontecer a produção audiovisual na região.

Reconhecimento de curso

O reconhecimento realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ocorre em Instituições de Ensino Superior (IES) como universidades, faculdades e institutos, para que os mesmos possam validar seus certificados. Essa validação feita pelo MEC atribui valor ao curso perante o mercado de trabalho.

A nota máxima é garantida a cursos que atendem a uma série de critérios de qualidade, cumprindo altos níveis de ensino, referências didático-pedagógicas, infraestrutura, acessibilidade, e outras características. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também realiza esse reconhecimento. Os critérios analisados são a partir do corpo docente, grade curricular e as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade.

* estagiário da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

Produção Audiovisual
Ods 4 - educação de qualidade