Curso de Produção Audiovisual lançará filme desenvolvido por estudantes

Texto Anna Luisa Schuck e Isadora Lawall Machado*

O curso de Produção Audiovisual irá proporcionar, através do projeto de extensão Cineclube Helena, uma mostra para a divulgação do filme 'Alucinação', produzido por estudantes na disciplina de 'Realização Audiovisual II'. O evento vai ocorrer no Salão Nobre, no dia 26 de abril, às 19h, e será aberto a toda comunidade.

O filme discute o tabu e o preconceito em torno do transtorno depressivo e de ansiedade. Segundo a autora e diretora, Tayara Paula dos Santos, o desejo principal era abordar a temática de uma forma não romantizada, mostrando as dificuldades e as consequências dessas doenças. Assim, nasceu o curta-metragem. 'Alucinação' gira em torno de Ana, que está sendo perseguida por uma figura idêntica a ela, tornando a distinção entre o real e o imaginário um desafio.

Tayara conta que durante o desenvolvimento do filme, a produção encontrou diversas dificuldades em seu desenvolvimento.

"Tratando de duas roteiristas (Tayara e Maria Luiza de Matos), levando em consideração um contexto no qual dificilmente mulheres ocupam espaços de poder e funções que não sejam subjugadas, tivemos um grande desafio. Fomos muito subestimadas, mas com o apoio uma da outra e da equipe de acadêmicos conseguiremos entregar um lindo projeto", comenta.

A diretora ainda destaca que o processo do filme foi trabalhoso, mas gratificante. "Nossas pré e pós produções foram feitas de modo online. E a produção em si, foi feita tomando todos os cuidados e precauções em relação ao contágio de Covid-19. O aprendizado adquirido é algo que levaremos para a vida toda, foi uma experiência única que vivemos num momento turbulento da nossa história, vencemos as dificuldades e isso resultou num trabalho cheio de significado", frisa Tayara.

Sobre a produção

O filme será lançado no dia 26 de abril, a partir das 19h, no Salão Nobre da Unochapecó

Daniela Farina, professora da disciplina de 'Realização Audiovisual', comenta que a exposição dos trabalhos é de grande importância para os estudantes mostrarem o que foi desenvolvido em aula. "A divulgação é fundamental porque coloca as produções feitas na Universidade em contato com público externo. Uma obra não tem sentido se não chega até o público, então tudo que fazemos como realizadores audiovisuais tem essa finalidade".

A professora explica, ainda, que a matéria funciona como um laboratório e se conecta com a disciplina de 'Roteiro I e II', onde são desenvolvidos os projetos e escolhidos através de uma votação para execução na matéria de 'Realização Audiovisual'. Dessa forma, o filme é totalmente colaborativo e envolve todos os estudantes em um mesmo projeto, que deve ser produzido, finalizado e exibido ao final da disciplina.

A representante do Cineclube Helena, professora Angélica Lüersen, comenta a iniciativa dos alunos e do Clube para a divulgação do filme ao público. "Sempre ao final de cada disciplina de 'Realização', eles precisam exibir esse material para à comunidade. E nesse caso, especialmente do curta-metragem 'Alucinação', também foi contemplado em um edital, trazendo mais recursos financeiros ao filme", destaca.

Viabilização de recursos

O curta-metragem 'Alucinação' teve uma arrecadação de verbas de R$ 4.000,00, entre recursos disponibilizados pela Unochapecó, patrocínios, campanhas e pelo edital Aldir Blanc. Segundo o estudante do curso de Produção Audiovisual, Narciso Gustavo Nunes Baez, que atuou como Produtor Executivo, também foi criada uma ação no Catarse para arrecadar verbas. O filme foi, ainda, contemplado no Edital de Chamamento Público no 003/2021 Aldir Blanc/Chapecó e para suprir as despesas com a alimentação da equipe durante as gravações, Gustavo explica que foi firmado um patrocínio com a padaria Sabor e Arte, que disponibilizou esses insumos.

"Foi minha primeira experiência como Produtor Executivo em um filme. Foi um processo bem interessante e desafiador. A organização das demandas das equipes, a busca das verbas e criação de um projeto para o edital foram bem trabalhosos mas renderam bons frutos", comenta Gustavo.

Direção e Roteiro: Maria Luiza de Matos e Tayara Paula

Direção de Fotografia: Gabriel Borges