Minha Uno
Menu Busca

Curso de Publicidade e Propaganda celebra 20 anos de atuação

Educação

texto: Emilly Bueno, João Pedro Zatta Grolli e Schaiane Bohn *


Contribuir com a qualificação de profissionais para o mercado publicitário em crescimento e expansão. Esse foi um dos motivos para a criação do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, que neste ano, completa 20 anos de história, com 362 profissionais formados. 

O ano é de celebração para todos que fizeram e ainda fazem parte do curso. O atual coordenador, o professor Hilário Junior dos Santos, conta que a sensação de fazer parte do curso em um ano tão importante é uma mistura de honra e responsabilidade.

"É o primeiro curso que me recebeu como professor e no qual tenho um grande carinho. É muito bom ver ele chegando à maioridade, olhar pra trás e ver tantos profissionais formados e transformando o mercado", declara. Hilário destaca que o curso foi uma vanguarda na região. "Ele foi responsável em trazer conhecimentos específicos sobre a comunicação publicitária e isso passou a colocar profissionais que atualizaram os conceitos regionais e transformaram, e ainda transformam o mercado regional", diz. 

Sobre as expectativas para o futuro do curso, o professor afirma que sempre tratam a importância de saber interpretar cenários, para aprender constantemente e se preparar para contextos adversos. "Assim, por exemplo, as transformações digitais têm sido o grande foco de atenção dos estudantes e professores para saber como se adaptar e atuar nessas inovações que surgem todos os dias, sem perder a capacidade crítica para ponderar os efeitos delas na sociedade", declara Hilário.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda e coordenadora da Acin Publicidade e Propaganda, Jacira Medronha, relata que é extremamente gratificante estar presente em 19 dos 20 anos do curso. "A gente vê um espaço de transformação do ensino para o mercado, e ele em troca, agindo de uma maneira muito positiva com a universidade", comenta.   

Além disso, a professora destaca que o curso veio com a ideia de profissionalização do mercado regional, para contribuir e colaborar com aquele mercado que já tinha. "Então, com o tempo, o mercado publicitário mudou muito. Percebemos o quanto tivemos condições de contribuir para a formação de novos negócios, de formas muito positivas, no sentido de inserir os estudantes nesses espaços", salienta.

Jacira recorda de quando foi coordenadora do curso, por duas vezes. De acordo com a professora, a coordenação é desafiadora por si, e destaca alguns desafios, como criar o sentimento de pertencimento de docentes e estudantes com o curso. "E aí tem também os desafios que aparecem em momentos específicos, seja enquanto mercado, seja enquanto mudanças que estão ocorrendo externamente e que afetam o ensino superior. Mas acho que o maior desafio sempre foi como se manter forte, pulsante, e a gente querendo fazer o melhor pela publicidade e o mercado regional", salienta. A professora ainda trata que chegar na marca dos 20 anos traz um elemento de que coisas boas foram feitas nesse período.

"A gente sempre precisa estabelecer uma relação de crítica para avançar. O curso de Publicidade sempre foi um espaço aberto para o diálogo, de trazer ideias diferentes para que a gente pudesse avançar em relação aos desafios, e a história nos fortalece", frisa. 

A volta

Para a professora Valéria Casaroto Feijó, egressa do curso, além de ser importante fazer parte dos 20 anos de Publicidade e Propaganda, é emocionante. ela afirma ainda que essa é uma história longa, que vem se expandindo com o tempo, causando uma diferença no mercado de trabalho regional. "Comemorar 20 anos é a certeza de que deu certo, de que a gente está no caminho certo", salienta. 

De acordo com a professora, no início de sua graduação na instituição, em 2004, o contexto das matrizes era diferente do atual, assim como a perspectiva dos acadêmicos que atuavam ou viriam a atuar na área. "Cursar Publicidade, para mim, também foi entender quais caminhos eu poderia seguir profissionalmente, e foi aí que eu me apaixonei pela área, que é a área que eu atuo até hoje", frisa. 

Valéria conta que tornou-se professora do curso de uma maneira engraçada, pois seus professores afirmavam que ela possuía jeito para ensinar, e que ela deveria realizar uma pós-graduação. Até aquele momento ela não havia considerado essa opção, porque queria adentrar no mercado de trabalho. "Eu fiz a pós, e aí logo vagou uma disciplina que eu fui indicada como professora emergencial", recorda. 

Para a professora, a oportunidade de ser a primeira coordenadora egressa do curso de Publicidade e Propaganda foi uma enorme honra, mas também um desafio. "Quando eu coordenei o curso, percebi quais são as dificuldades, as demandas, tanto dos professores, quanto dos alunos, porque você tem que lidar com os dois lados", finaliza.

O professor Alan Dal Pizzol, também é egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó. Ele conta que teve muitos momentos marcantes enquanto aluno, tanto troca de conhecimentos, quanto o convívio com os colegas. "Lembro de participar de 'madrugadões' e de ir para o Intercom com a galera", relata. Alan destaca que tinha vontade de ser professor, mas não imaginava que seria no mesmo local onde se formou.

"Foi muito legal entender o outro lado da moeda. Quando eu era aluno achava que as coisas funcionavam de uma maneira mais mágica, agora entendo que ser professor é um trabalho de extrema organização, muita conversa com os colegas, e muitas horas de preparo de aula. É bastante árduo, mas ao mesmo tempo é gratificante ver os alunos evoluindo", declara.

Alan também conta que é um sentimento muito bom poder fazer parte desse momento e reencontrar os colegas da graduação e ver que eles estão muito bem posicionados no mercado. "Nós entramos em 2011 e nos formamos em 2014. Estamos presentes em mais de metade dos anos do curso e por incrível que pareça ainda temos um grupo em um aplicativo de mensagens, e constantemente o pessoal interage e passa oportunidades de mercado", conclui.

História

A implantação da graduação aconteceu no ano de 2003, sob coordenação da professora Debora Grazziotin Finger Rizzardi, contratada para trabalhar na elaboração do projeto pedagógico. Teve a supervisão da professora Juceli Morello Lovatto, que na ocasião era Diretora do Centro de Comunicação em Artes, e do vice-diretor, professor Dirceu Hermes. Além da assessoria de professores que eram da Universidade Metodista de São Paulo, o professor Marinho e o professor Daniel Galindo, que ajudaram a formatar a primeira matriz curricular do curso.

"O curso de Publicidade veio dentro da preocupação do olhar com a região, o potencial e a necessidade de ter profissionais formados. Porque tinham muitos profissionais sem uma formação publicitária", afirma o professor Dirceu Hermes. Ele, que foi o primeiro coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, conta que assumiu na véspera, no lugar da professora Debora que entrou em licença maternidade. "Foi bem desafiador, porque nós ficamos sem professor e sem coordenador no curso, porque ela assumiria disciplinas específicas. Eu lembro que eu assumi na sexta-feira, e no final de semana eu fiz a contratação de professor para vir substituir a professora Debora", relata. 

Dirceu também comenta que tinha acompanhado todo o processo de elaboração do curso, então, a parte mais difícil foi encontrar professores com habilitação em Publicidade e Propaganda, com especialização, de preferência mestrado, que é o patamar para assumir as disciplinas. Para finalizar, o professor Dirceu declara que participar dos 20 anos é uma sensação de realização. "Missão cumprida, acho que essa é a forma que eu resumiria", finaliza.

Programação  

Para celebrar os 20 anos do curso, há uma série de atividades programadas. De acordo com o coordenador, o professor Hilário Junior dos Santos, a celebração começou com a tradicional semana acadêmica "Publicidade em Debate", este ano com o tema Entre Olhares. "Procuramos conciliar no evento momentos saudosistas com egressos e suas experiências com temas atuais que profissionais de grandes centros trazem para pensarmos o lugar e os rumos da Publicidade e da Propaganda no futuro imediato", afirma.

O professor comenta que durante o ano serão realizados ainda micro eventos e fecharão o ano com outro evento tradicional: a Copa Target. Esta terá como tema os 20 anos da implantação do curso.

* estagiários da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

COMPARTILHE
TAGS
Publicidade e propaganda
20 anos

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image