Curso de Publicidade e Propaganda da Uno é o melhor de SC

Geral

Dia do Publicitário, comemorado hoje, inicia as atividades de 2024 celebrando o resultado do Enade.

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) se somou às celebrações do aniversário de 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó. Em 2023 o curso completou duas décadas de atividades e, com o conceito 4 no Enade, se destaca como o melhor de Santa Catarina e entre os 10 melhores da região Sul do Brasil. Dessa forma as atividades do ano de 2024 iniciam já na data desta quinta-feira (1°) em que se comemora o Dia do Publicitário.

A data de 1° de fevereiro foi escolhida para ser o Dia do Publicitário devido ao Decreto de Lei n° 57.690, de 1966, o qual regulamentou a carreira no Brasil. De lá para cá o mundo, a comunicação, as mídias e a publicidade foram se transformando, e o curso da Unochapecó buscou sempre acompanhar essas mudanças. Com uma matriz curricular que permeia desde as teorias clássicas e fundamentos iniciais da Publicidade e Propaganda, até teorias contemporâneas, gestão e marketing digital e seus desdobramentos, o curso procura entregar aos alunos, e também à comunidade de Chapecó, um conhecimento que oferece diferentes possibilidades na carreira profissional e também na vida social. “A gente entende a importância de se reinventar e buscar novas formas de impactar o mercado com credibilidade. Por isso, estamos sempre pensando em como inovar, como ser diferente e como fazer a diferença”, comenta a atual coordenadora do curso, Jacira Medronha.

A professora celebra o Dia do Publicitário e o título de melhor curso do estado: “Comemorar essa data junto dessa conquista reflete o comprometimento com educação de qualidade e respeito à profissão publicitária. Afinal, hoje em dia, o sucesso de uma marca ou empresa depende muito do trabalho dos publicitários e do uso inteligente de recursos estratégicos”.

MAIS MOTIVOS PARA COMEMORAR

Além dos 20 anos e do resultado do Enade, o ano de 2023 foi de mais conquistas para o curso da Unochapecó. Já com um histórico de prêmios no Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - destinados aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação, sete trabalhos foram finalistas para representar o curso da Uno no Expocom Sul em 2023. “Quando um trabalho vai para o Expocom ele já está entre os cinco melhores da região Sul”, destaca a professora Jacira. Dos finalistas, o trabalho intitulado “De olho na TAG” das estudantes Amanda da Cruz, Fernanda Engelage, Ketheryn Fistarol e Sionara Bortolini do curso de PP, conquistou o prêmio de “Fotografia Publicitária” nas etapas regional e nacional, sendo assim o melhor trabalho da região Sul e do Brasil em 2023 nessa categoria.

Ainda, seis trabalhos foram aprovados para o Intercom Junior na região Sul, um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação, em que há uma socialização de suas pesquisas realizadas no decorrer do curso.

E na reta final de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso de Jefferson Miguel Kovaleski foi reconhecido pelo prêmio nacional Professor Ricardo Ramos, um Concurso de TCC promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil). O agora egresso do curso ficou em segundo lugar na categoria Monografia, com o TCC intitulado ‘‘Novos Beijos Icônicos’: Expressões de diversidade no filme Publicitário do Mercado Livre’.

Além dos prêmios, ocorreu o retorno da Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda, que não acontecia desde 2019 devido a pandemia do Covid-19; uma viagem de estudos para Buenos Aires em conjunto com os demais cursos da Escola de Comunicação e Criatividade; e a retomada da Copa Target, que integra profissionais do mercado de trabalho com os alunos de Publicidade e Propaganda. As atividades devem continuar em 2024. “É um ano de muitas novidades, eventos e atividades criativas que já estão em planejamento. Aproveito para dar um spoiler: o galo tão adorado pelos estudantes vai estar com novo visual. Por isso, anota aí que dia 19 de fevereiro nos encontramos na Uno”.

Publicitário
Intercom
ENADE
Bacharelado em publicidade e propaganda