Curso de Relações Internacionais recebe diplomata do Itamaraty

Profissão

A carreira diplomática é um campo profissional que se dedica à representação do Estado em negociações internacionais e ao estabelecimento e manutenção de relações diplomáticas entre diferentes países. Os diplomatas trabalham em embaixadas, consulados e organismos internacionais, buscando defender os interesses do seu país e promover o diálogo entre governos e sociedades civis. Para os acadêmicos de graduação em Relações Internacionais, a carreira diplomática pode ser uma opção atraente devido à oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a faculdade.

Na última quinta-feira (04/05), os acadêmicos do curso de Relações Internacionais tiveram a oportunidade de conhecer com detalhes a profissão. O curso recebeu o diplomata Vinicius Henrique Fontana, terceiro-secretário do Instituto Rio Branco (IRBr), que ministrou a palestra 'Convite à carreira diplomática'. Além das oportunidades da carreira, Fontana também abordou temas como rotinas de estudos e representatividade no Ministério das Relações Exteriores.

Com o objetivo de ‘mostrar o rosto do Brasil’ ao receber visitantes estrangeiros, o diplomata oferece contato com expressões culturais e históricas do país, seus interesses e sua forma de cooperar internacionalmente. Para Fontana, é fundamental que a carreira diplomática seja popularizada e democratizada.

"Há um interesse muito grande do Ministério de Relações Exteriores e também do Instituto Rio Branco de trazer para perto mulheres, pessoas LGBTQIA+, indígenas, pessoas com deficiência. O Ministério está se renovando e buscando trazer mais diversidade para dentro do quadro do Itamaraty, para dar um rosto cada vez mais brasileiro ao diplomata que vai para o exterior e representa o nosso país".

O professor Luiz Henrique Maisonnett, coordenador do curso de Relações Internacionais, destaca que a visita do diplomata é uma oportunidade de visualizar um novo campo de trabalho, além de reforçar a formação cidadã do curso. “Esse contato com egressos e membros da carreira diplomática é uma forma de capacitar nossos alunos diante das demandas de mercado. A carreira diplomática permite uma visão ampla das dinâmicas internacionais e a possibilidade de contribuir para a construção de um mundo mais justo e equitativo”, explica.

Relações internacionais
Itamaraty