Cursos da Escola de Comunicação da Unochapecó realizam viagem de estudos

texto: Deisiana Damarat, Isadora Zanluchi e Milena Fidelis

As viagens culturais e de estudos tem como objetivo impactar profissional e socialmente os estudantes através da visita de novos lugares e do contato com novas pessoas. Neste segundo semestre, entre os dias 22 e 24 de setembro, os cursos da Escola de Comunicação e Criatividade da Unochapecó realizaram uma viagem de estudos para São Paulo. Os estudantes, acompanhados pelos professores Dirceu Hermes, João Bridi, Bruno da Silva e Walter Strobel, tiveram o máximo de aproveitamento. Foram a lugares como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca e o Grupo Bandeirantes.

A viagem anterior ocorreu em 2019, para Buenos Aires. Depois de dois anos de pandemia, ela volta a ser parte do planejamento dos cursos, desta vez para São Paulo, capital. As coordenações, do projeto e dos cursos envolvidos, se surpreenderam com a quantidade de interessados em participar da viagem. Segundo o coordenador do curso de Design, Walter Strobel, "este fato nos marcou e percebemos que havia uma demanda de ver o mundo lá fora, aproveitar a oportunidade de voltar a conhecer locais diferentes, resumidamente, a vontade de sair de casa e ver coisas novas", conclui.

De acordo com os estudantes entrevistados, o lugar visitado mais explorado entre eles foi a Pinacoteca, um dos principais museus de arte do Brasil. Construído em 1900 por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, no mês de setembro, abrigou obras de artistas como Adriana Varejão e Ayrson Heráclito. "Passei mais de duas horas lá e passou como se fossem 20 minutos. A construção do museu é linda, as artes expostas eram perfeitas, e cada sala tinha um charme próprio", conta João Arthur Keller, do 4o período de Design.

Para o acadêmico Christopher Rodrigues Fustes Marin, do 8º período do curso de Jornalismo, a visita mais marcante foi no Museu de Arte de São Paulo. Segundo ele, a experiência cultural foi muito rica pessoal e profissionalmente. “A exposição de pinturas e esculturas foi muito inspiradora, principalmente porque foi possível ver tanto expressões mais antigas e de diferentes países, quanto produções mais recentes nacionais”, completa.

Sobre os aprendizados durante a viagem, os estudantes mencionam o contato com uma realidade diferente da qual eles possuem no dia a dia. Segundo Vitória Wienke, do 2º período do curso de Publicidade e Propaganda, “devemos aproveitar cada minuto, independente do cansaço, porque tem momentos que não voltam”. Luiz Rosa, também do 2º período de Publicidade e Propaganda, conta que aprendeu a se desafiar, “ser mais independente, conhecer novos lugares e pessoas”.

As expectativas dos estudantes sobre a viagem estavam altas e foram alcançadas e até superadas com todos os passeios culturais e aprendizados adquiridos. A estudante Cecília Ló Rodrigues, do 2º período de Design, conseguiu visitar todos os pontos que queria e outros que nem imaginava, sua expectativa era ver um cenário totalmente diferente do que estava acostumada, o que aconteceu, de acordo com ela.

Para o professor do curso de Jornalismo, João Pietro Meili Bridi, a viagem vem como uma nova forma de levar os conhecimentos do curso e também de outras realidades, além de permitir a integração com alunos de outros semestres e outros cursos de áreas próximas. “A viagem contribuiu abrindo os olhos dos estudantes para outras janelas, ruas, dinâmicas e vivências”, frisa o professor.

* ACIN Jornalismo

Viagem de estudos