Cursos da Unochapecó participam do Domingo na Praça

Texto Ana Paula Dornelles*

Um dia repleto de lazer e diversão para a comunidade chapecoense. Essa é a proposta do 'Domingo na Praça', atividade promovida todos os meses pela Secretaria de Juventude Esporte e Lazer de Chapecó. A próxima edição acontece neste domingo (08/04) e conta com a presença dos cursos de Administração, Artes Visuais, Design, Farmácia e Pedagogia da Unochapecó. O evento começa às 13h e vai até às 17h, na Praça Coronel Ernesto Bertaso. No decorrer do dia, a Universidade ainda vai sortear uma bicicleta para a comunidade.

Com a ideia de promover entretenimento e aprendizado para o público, cada curso ficou responsável por desenvolver uma atividade específica. A turma de Administração, juntamente com o Centro Acadêmico, tem como proposta demonstrar como elaborar um curriculum vitae. De acordo com a acadêmica do terceiro período, Andreia Basso, o público-alvo são jovens e adultos que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. "Nós sabemos que existem muitas pessoas que não têm conhecimento teórico e prático para estar elaborando um currículo, e um bom currículo pode fazer a diferença na vaga, no mercado de trabalho em si", comenta.

A turma de Farmácia estará presente para demonstrar, por meio de uma maquete feita pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, como conservar medicamentos. Segundo o acadêmico do primeiro período, João Gabriel Ghettino, a atividade visa informar as pessoas como armazenar corretamente os remédios e qual a melhor forma de descartá-los. "Isso para nós também é muito importante, porque tem uma série de coisas que podem acarretar ao fazer o descarte inadequado. A exemplo, a contaminação dos catadores e das pessoas que trabalham diretamente com o lixo ou uma contaminação ambiental, entre outros fatores", pontua.

Para os estudantes que participarão do evento, é uma grande oportunidade de adquirir maior conhecimento sobre a profissão. "A gente vai ter a oportunidade de estar colocando em prática os ensinamentos teóricos que temos na graduação", afirma Andreia.

Já para a comunidade, presenciar essas atividades é uma forma de esclarecer dúvidas sobre assuntos nem sempre discutidos. Segundo João, o evento será um momento em que a população poderá usufruir de uma informação mais correta e concreta, além de conhecer mais sobre o mundo farmacêutico.

Os alunos do curso de Artes Visuais, Design e Pedagogia também estarão presentes. A turma de Artes Visuais realizará as atividades de pintura facial e desenhos de giz na rua. O curso de Design produzirá um painel no local. Já a atividade de demonstração de brincadeiras antigas para as crianças  fica por conta da turma de Pedagogia.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Domingo na praca