Cursos de Computação e Sistemas firmam convênio com escola da Huawei

Firmar parcerias com organizações e empresas de alto impacto na indústria tecnológica é um passo fundamental para impulsionar a inovação. Além de promover a formação por meio da transferência de conhecimento, o objetivo é gerar profissionais comprometidos com o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas. Pensando nisso, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação celebraram, na última segunda-feira (08/05), uma parceria histórica para os cursos da área.

Trata-se do novo convênio com a Huawei ICT Academy, uma iniciativa mundialmente reconhecida da Huawei Technologies que oferece treinamentos em tecnologia da informação e comunicação para instituições educacionais. O objetivo da plataforma é promover habilidades digitais, capacitar talentos e fortalecer a conexão entre a indústria e a academia, preparando os estudantes para as demandas do mercado de trabalho na era digital. Essa estrutura, a partir deste semestre, estará disponível para os acadêmicos dos cursos de TI da Unochapecó.

As certificações da Huawei ICT Academy são voltadas para big data, inteligência artificial, cloud computing, cloud service, segurança da informação, telecom e diversas outras áreas. Com a parceria, de acordo com o professor Ariel Gustavo Zuquello, coordenador do curso de Sistemas de Informação, os estudantes poderão receber o diploma de certificação gratuitamente. Além de utilizarem como formação complementar às disciplinas da graduação, a ideia é que os docentes também incorporem os cursos da Huawei ICT Academy na grade curricular.

“A certificação é uma forma de preparar o aluno para mexer em um tipo de equipamento ou ferramenta. Além da formação complementar, queremos inserir algumas certificações nas disciplinas, para que o aluno aprenda na prática, diretamente no simulador da empresa. Além da certificação do aluno, isso irá promover certificação para os professores, que também farão os cursos e irão prestar provas de instrução, qualificando também o nosso corpo docente. No mercado de trabalho, essas certificações poderão representar um diferencial competitivo ainda maior dos futuros egressos”, projeta Zuquello.

A novidade foi recebida pelos acadêmicos com empolgação, já que a plataforma irá oferecer uma experiência muito além da sala de aula. Para o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, a inserção dos estudantes na Huawei ICT Academy irá estreitar ainda mais os laços da academia com o mercado de trabalho.

“Vale salientar e reforçar que essa formação é um grande diferencial na vida profissional, já que a Huawei possui muitas áreas de capacitações, e dentro delas há possibilidades de trabalhar dentro de laboratórios virtuais para conhecer equipamentos que poderão encontrar no mercado de trabalho. Aquele estudante que chega nas empresas com esse tipo de certificação tem um diferencial e uma ascensão imediata na carreira”, afirma o docente.

Os cursos de graduação em Sistemas de Informação e Ciência da Computação estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2023. Na Unochapecó, o aprendizado é na prática, em contato com demandas reais do mercado e na melhor estrutura universitária da região. Inscreva-se!

Sistemas de informação
Huawei ict academy