Deputada Luciane Carminatti visita Unochapecó e entrega emenda ao CEOM

Comunidade

Na última sexta-feira (28/04), a Reitoria da Unochapecó recebeu a visita da deputada estadual Luciane Carminatti. A parlamentar, que é egressa da Instituição, participou de reunião com a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, e a coordenadora do Centro de Memória do Oeste (Ceom), professora Mirian Carbonera. Na ocasião, Luciane realizou a entrega de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos para o Ceom.

A reunião entre as docentes teve como pautas o cenário do incentivo à cultura no Estado e os investimentos na estrutura do Ceom para preservação da memória regional, além da importância do atendimento do espaço à comunidade - que estará aberto à visitação no bloco R da Unochapecó em breve. Após a reunião, a deputada e sua equipe também visitaram o local.

Durante a visita, Luciane teve acesso ao acervo documental e registrou uma descoberta inusitada: ao buscar pelo jornal publicado na semana de seu nascimento, encontrou uma edição do extinto Folha do Oeste que anunciava a criação da Fundeste na data. O registro foi publicado nas redes sociais, e a parlamentar salientou a importância de incentivar o trabalho do Ceom. “Aqui temos registros de mais de 12 mil anos da história do Oeste catarinenses e é de fundamental importância que esses objetos sejam protegidos. Com certeza, esse recurso irá garantir que a nossa cultura, a história dos povos que por aqui passaram possam ser resguardados como realmente merecem”, afirmou.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andréa Leite Marocco, o apoio do poder público faz a diferença na realidade da Instituição. “Já dizia Emília Viotti da Costa: ‘um povo sem memória é um povo sem história’. A Unochapecó, universidade comunitária comprometida com o desenvolvimento regional e com a preservação da história e da cultura, fica imensamente agradecida pelo apoio e aporte financeiro efetuado em favor do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina. Esse lindo projeto seguirá atendendo a população, guardando memórias e difundindo conhecimento”, agradeceu.

O CEOM recebe estudantes de toda região e impacta anualmente em média mais de 200 mil pessoas de forma direta e indireta, além de ser um centro de pesquisa e extensão importante para todo o Oeste catarinense.

Emenda parlamentar
Ceom