Desbravador Software terá núcleo dentro da Unochapecó

Texto Gabriel Kreutz*

Há dez anos, os estudantes de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unochapecó tem a oportunidade de se aperfeiçoar e desenvolver habilidades através do Centro de Residência em Software (CRS). Uma das ações desenvolvidas no espaço é justamente a formação de novos talentos e a aproximação com empresas de tecnologia, que trazem núcleos para dentro do CRS e possibilitam que estudantes aprendam suas metodologias de trabalho.

Para o início desse semestre, foi fechada uma nova parceria, com a Desbravador Software, empresa referência na área e com atuação em 10 países. Ao todo, quatro estudantes de ambos os cursos poderão participar do estágio, cujo processo seletivo será aberto em breve. De acordo com o coordenador do CRS, professor Jorge Di Domenico, essa é uma parceria dos cursos com a Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó e faz parte de uma política da Universidade, de aproximar cada vez mais as empresas da academia.

"Vamos possibilitar ao nosso estudante ser inserido diretamente no núcleo dessa empresa, dentro do CRS, onde eles vão trabalhar com tecnologias, metodologias, de acordo com o que a empresa vem adotando hoje no núcleo de desenvolvimento principal deles, que é na matriz em Chapecó", destaca.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, além de todo o conhecimento adquirido, através da oportunidade, os acadêmicos também terão a possibilidade de serem contratados pela empresa. "O primeiro benefício disso é que nos propicia colocar os estudantes para fazer estágio dentro dessa empresa que é considerada uma das maiores na área. Também facilita para a empresa repor seu quadro funcional e buscar novos talentos, uma vez que, quando precisarem de um profissional, vão procurar diretamente nesse laboratório, e esse estagiário já estará alinhado com a necessidade da empresa", explica.

Se para a Unochapecó é uma satisfação ter essa parceria, para a empresa é uma forma de conhecer e auxiliar os futuros profissionais.

"A Desbravador está muito feliz e animada por essa parceria com a Unochapecó. Estamos sempre buscando os melhores talentos do mercado, e estar com uma incubadora dentro da Universidade é uma grande oportunidade de conhecer os alunos e apresentar nossos sistemas e soluções. Dado o nosso crescimento exponencial e a crescente demanda de desenvolvedores na região, nada mais natural que os buscar dentro da universidade", relata Sonia Schwengber, do Departamento de Marketing da empresa.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento da Desbravador, Sergio Lehmen, neste momento a empresa está procurando desenvolvedores para diferentes arquiteturas e linguagens. A ideia é encontrar estudantes com o perfil inovador para uma oportunidade de muito aprendizado e crescimento. “Para quem gosta de desafios e pretende estar em contato com as mais novas tecnologias, esta é uma excelente oportunidade de fazer parte do nosso time em uma empresa com abrangência global”, completa Sergio.

Para o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, esta parceria é fruto de uma forte Interação entre a Universidade e a empresa.

"Em um mundo cada vez mais digital, não há dúvidas de que a área de Tecnologia da Informação ganhou uma importância estratégica nas organizações e, assim, será para os próximos anos. Vários estudos apontam que o Mercado de TI deve apresentar déficit de mais de 250 mil profissionais em 2024. Nesse sentido, é fundamental pensar em novos modelos, a exemplo do Centro de Residência de Software, que une a excelência em ensino com as demandas atuais das empresas parceiras", finaliza.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Desbravador