Dia do Jornalista com mais conhecimento

Texto Mauro Maurício Biondo*

Os futuros jornalistas da Unochapecó vão aproveitar a data em homenagem à profissão para ampliar seus conhecimentos. O Jornalismo passa por profundas transformações, sejam elas provocadas pelas tecnologias ou pelas redes de relacionamento que não impõem limite para a troca de informações. É um momento que exige do profissional muita criatividade, versatilidade, conhecimentos e compromisso social. Por esses motivos, o curso de Jornalismo resolveu marcar esse dia 07 de abril, Dia do Jornalista, com uma atividade diferente. Serão cinco oficinas, com temas e jornalistas de diversas áreas.

Na programação preparada pelo curso o esporte entra em campo, mas desta vez de uma forma diferente e mais criativa. Os craques Pedro Rocha (RBS TV) e Cahê Mota (globoesporte.com) chegam para jogar no time do Jornalismo Unochapecó ministrando a oficina Criatividade na Cobertura Esportiva. Os jornalistas esportivos trazem suas dicas e contribuições para quem for produzir imagens, textos e fotografias diferenciadas em uma cobertura jornalística na área. A oficina acontece no Bloco G.

O egresso do curso e sócio-proprietário da Ahazô Marketing e Eventos, Thiago Freitas, ministra na noite em comemoração ao Dia do Jornalista a oficina  “Comunicação de Eventos” no auditório 2 do Bloco R3. No encontro, Thiago irá falar da sua experiência na organização de eventos e na assessoria de imprensa. Veja o recado do jornalista.

Outra egressa do curso de Jornalismo da Unochapecó, Flavia Durgante, atualmente assessora da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e mestranda da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vai trabalhar “Gênero e sexualidade, o que o jornalista tem a ver com isso?”. Como combater o preconceito, a violência e as desigualdades entre homens e mulheres são algumas das discussões que serão debatidas no auditório 3, no Bloco R3. Tudo isso de uma forma dinâmica, através de filmes, atividades em grupos, conceituação e parte teórica. Veja o recado da jornalista e participe.

O protagonismo do jornalista durante a cobertura política e os cuidados no momento de apurar uma informação são questões que serão trabalhadas por Keli Magri, editora-chefe do jornal Voz do Oeste, na oficina de Técnicas de Apuração na Cobertura Política. Keli é também egressa do Curso de Jornalismo da Unochapecó. A oficina acontece no estúdio de rádio no Bloco F da Universidade. Veja a mensagem da jornalista e ex-aluna.

Mídias sociais, você curte? Se essa é a sua praia, dê um like na oficina de Produção de Conteúdo para Mídias Sociais, ministrada pelo João Bridi, jornalista formado pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e atual social media da Unochapecó. Buscar um engajamento na área e compartilhar experiências será o foco desta oficina que acontece no Laboratório de Informática FB. Veja o recado deixado pelo João e publicado no facebook do Curso.

Dia 07 de abril

A data é uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista e médico assassinado em 1830, em São Paulo, por lutar pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. O seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar o trono um ano após o ocorrido, deixando o lugar para seu filho, D. Pedro II, com apenas 14 anos de idade. Passado cem anos, em 1931, a data passou a ser lembrada como o Dia do Jornalista.  Além disso, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi  fundada no dia 7 de abril de 1908, e possui com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

*Estagiário, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt
Dia do jornalista