Divulgados os finalistas do Desafio do Conhecimento

Texto Gabriel Kreutz*

Todas as áreas do conhecimento necessitam de ideias inovadoras para soluções de problemas. Mais do que formar profissionais qualificados, despertar o empreendedorismo nos estudantes é um dos principais objetivos da Unochapecó. É com este propósito que a Universidade lançou, neste ano, o Desafio do Conhecimento.

O projeto surgiu através de um edital e consiste em selecionar um trabalho inovador de cada curso de graduação da Unochapecó. Na primeira etapa, os cursos interessados se inscreveram no processo. Depois, cada um deles realizou um edital interno entre os estudantes para que fosse selecionada apenas uma ideia. Ao todo, 20 cursos inscreveram seus projetos para a seleção final, que teve os dez finalistas divulgados na última terça-feira (11/09).

Foram selecionados os projetos Tec House, de Arquitetura e Urbanismo; Membrey, de Engenharia de Alimentos; Isolamento Termo Acústico, de Engenharia Civil; Protótipo de Anti-inflamatório Inovador, de Farmácia; Cozinhe Pra Mim, de Administração; Meu Busão, de Ciências da Computação; Projeto R.U.A, de Artes Visuais; Carne Vegetal, de Engenharia Química; Implementação de Plataforma Interativa em Sala de Aula, de Engenharia Elétrica e Buy Dent, de Odontologia.

De acordo com a presidente da Comissão do Edital e diretora acadêmica da Área de Ciências da Saúde da Unochapecó, professora Lúcia Chaise Borjes, a dedicação dos cursos e dos estudantes impressionou. ''Por ser o primeiro ano deste edital, tivemos um número muito bom de inscritos e de participantes em cada curso. Acredito que no ano que vem vamos ter ainda mais''.

Premiação

Os dez projetos selecionados vão receber R$ 3 mil cada para custear a ideia. Entre os dias 26 e 30 de novembro, será escolhido o projeto vencedor do edital. Os participantes irão apresentar a ideia e serão avaliados por uma banca externa. A equipe vencedora do projeto, formada pelos estudantes, professor e coordenador de curso, vai ganhar uma viagem para o exterior, com todas as despesas pagas pela Instituição.

''Esta é uma forma dos estudantes de todos cursos exercerem seu empreendedorismo e colocarem todas as ideias no papel. Acredito que esta viagem para a equipe vencedora será uma experiência inesquecível, pois eles conhecerão o que há de mais moderno em termos de inovação. Com certeza motivará mais estudantes para as próximas edições'', conclui a professora.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Inovacao