Docentes do curso de Moda apresentam artigos em evento científico nacional

O Colóquio de Moda no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), é um grande farol da área fashion. O evento é referência tanto para a comunidade acadêmica quanto na indústria, e desempenha papel crucial no desenvolvimento da ciência da moda. Em sua 18° edição, realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), o Colóquio reuniu mais de 300 professores, estudantes e profissionais.

Três docentes do curso de Moda da Unochapecó destacaram no evento o resultado das ações realizadas no método ABEx, a Aprendizagem Baseada em Experiências, e celebram a recepção do tema pela comunidade acadêmica de moda. De acordo com a coordenadora, professora Rachel Correa de Quadros, para todos que buscam entender e moldar o futuro da moda no Brasil, o Colóquio é a oportunidade de potencializar a ciência e a busca por uma forma mais consciente, inclusiva e inovadora de entender a área.

“Tivemos a certeza que estamos no caminho certo na Unochapecó com a implementação das disciplinas de ABExs as professoras mediadoras do GT1 enfatizaram a importância de cada vez mais as instituições de ensino superior alinharem ensino, pesquisa e extensão nas práticas diárias de aprendizagem com os estudantes para potencializar competências e habilidades em sua área de conhecimento”, conta a docente.

No decorrer da agenda dos grupos de trabalho (GT), foram apresentados os artigos do curso de Moda da Unochapecó. Um dos trabalhos, intitulado ‘O ensino interdisciplinar de Moda e a Aprendizagem Baseada em Experiências: ABEx’, foi desenvolvido em colaboração entre os professores Rachel Quadros, Marinilse Netto e Rafael Felipe Da Silva. Este artigo foi proeminente na Sessão GT 1- Ensino e Práticas Docentes em Moda, conduzida pelas professoras Mara Rubia Santana e Maria de Fátima Mattos, pesquisadoras reconhecidas nacionalmente na área.

Além disso, outro artigo ressaltou a produção acadêmica da disciplina ‘ABEx III - Laboratório Experimental de Moda’, intitulado ‘Coleção de moda Tsure: camisetas para reflexão’, de autoria das professoras Marinilse Netto, Fernanda Schnorr Grando e Ieda Corrêa. Ambos os trabalhos realçam a relevância do ensino interdisciplinar e da aprendizagem prática na formação dos acadêmicos da Unochapecó.

As inscrições para o Vestibular 2023 do curso de Moda estão abertas. Na maior estrutura universitária da região, os futuros estilistas têm a oportunidade de mergulhar em projetos inovadores, explorar novas culturas e conhecer a realidade do mercado de trabalho desde os primeiros períodos. O curso conta com professores mestres e doutores em suas áreas e promete uma carreira fashion repleta de realizações. Inscreva-se e faça parte dessa jornada!

* texto: Ana Ritta da Luz, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Colóquio de moda
Aprendizagem baseada em experiências