Doutorando apresenta tese na angola como alternativa de desenvolvimento ao país

Geral

Daniel Luiz Galhart viajou com a Missão da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária à Angola

Chapecó/SC, 11 de junho de 2024 -Com o objetivo de apresentar uma nova tecnologia para a Angola na África, o doutorando em ‘Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó’, Daniel Luiz Galhart, apresentou também sua tese de doutorado na Missão da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária à Angola.

Intitulada ‘Avaliação da Viabilidade Técnica de Abate de Suínos em Pequena Escala’, a tese de Daniel tem como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica para criação de um abatedouro de suínos de pequena escala de produção. O estudante que é sócio- proprietário da empresa Engmaq Máquinas e Equipamentos Industriais Ltda, única no Brasil a receber o convite do Mapa para esta missão na área de proteína animal, apresentou sua tese nas cidades de Luanda, Malanje, Luquembo, Cuanza Sul com intuito de fomentar a agricultura familiar, criando desta maneira uma alternativa para o desenvolvimento daquele país.

Conforme Daniel, a viagem para Àfrica foi uma boa experiência, juntamente com outros empresários e com a equipe da secretaria executiva do Mapa, para entender a real condição daquela nação no que refere-se, dentre outros assuntos, ao consumo de proteína animal. “Angola ainda importa muito alimento de origem animal e precisa fazer um trabalho de verticalização para começar produzi-lo dentro de seu território. Foi com esta visão que recebemos o convite para tal missão do Ministério da Agricultura do Brasil. Viajei, durante este período, por um vasto território angolano, conhecendo o país, reunindo-se a diversos setores como órgãos investidores, governadores das províncias, investidores (agricultores) e população em geral, discutindo parcerias e novos negócios para alavancar o abate de animais com normas de segurança de alimentos brasileira, para que o processo seja seguro e de baixo custo, melhorando e elevando o padrão do comércio e consumo da carne em todo o território angolano,” explica o estudante.

A orientadora do estudante no doutorado, professora Francieli Dalcanton afirma que foi muito importante saber que um projeto desenvolvido no programa de doutorado da Unochapecó tenha destaque internacional. “Ficamos muito felizes com o convite para a expedição à África, principalmente por levar uma alternativa de tecnologia para processar produtos de origem animal, fomentando desta maneira, a agricultura familiar da Angola”, finaliza Francieli.

===

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó