Editais para bolsas do Proesde estão com inscrições abertas

Texto Juliane Bee*

Os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa de estudo pelo Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) devem ficar atentos, pois as inscrições terminam nesta quarta-feira (04/04). Estão abertos os editais para o Proesde/Licenciatura e também para o Proesde/Desenvolvimento. Ao todo, são mais de 70 vagas disponíveis.

O Proesde é um programa do governo que concede bolsas de estudo para alunos matriculados em cursos de graduação em áreas estratégicas e de licenciatura. Abrange ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação cidadã, com o objetivo de intervir nas políticas públicas através da articulação entre a formação acadêmica e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Para concorrer ao Proesde/Licenciatura o estudante precisa estar regularmente matriculado no primeiro semestre de 2018 em um dos cursos de graduação da Unochapecó, na modalidade Licenciatura. Deve residir no mínimo dois anos em Santa Catarina, ter prioritariamente cursado o ensino médio em um escola pública, ser cadastrado no Uniedu e não possuir outra modalidade de bolsa de estudo oriunda de recursos públicos.

Podem participar do Proesde/Desenvolvimento estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física - Bacharelado Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Fisioterapia e Psicologia. O aluno precisa residir há no mínimo dois anos na área de abrangência de uma das Agências de Desenvolvimento Regional envolvidas no programa: Chapecó, Palmitos, Quilombo ou São Lourenço do Oeste. Ter cursado prioritariamente o ensino médio em escola pública e, pelo menos, um semestre do curso de graduação, não ser concluinte em 2018 e  não possuir outra modalidade de bolsa de estudo oriunda de recursos públicos.

As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Extensão da Universidade, que fica no Bloco B, das 8h às 12h, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h. Já na Unidade Fora de Sede de São Lourenço do Oeste, o horário é das 13h30 às 17h30h e das 18h30 às 22h. Na hora da inscrição, o estudante deve apresentar o formulário disponível no edital, um comprovante de residência, uma cópia do histórico escolar, uma cópia do cadastro no Uniedu e o comprovante de matrícula do curso.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Proesde
licenciatura