Egresso de Ciências Contábeis tem TCC premiado em seminário estadual

Profissão

O mercado de serviços de contabilidade tem se destacado como uma área em constante ascensão, tanto no Brasil quanto no mundo, nos últimos anos. Em pesquisa realizada pelo The Business Research Company, o mercado global do setor cresceu cerca de 5,5% e movimentou mais de 600 bilhões de dólares entre 2022 e 2023. Os desafios para o profissional da área agora recaem sobre a necessidade de modernizar as ferramentas de trabalho do setor contábil e integrá-las ao mundo digital por meio da inovação.

Foi utilizando estes conceitos que o egresso da Unochapecó, Luan Follador Balestrin, terminou premiado no 3° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, realizado no mês de abril. O artigo submetido teve origem em seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado ‘A influência dos desastres ambientais nas demonstrações contábeis e no mercado acionário da Vale S/A’, sendo orientado pelas docentes Daniela Di Domenico e Mara Vogt, e pelo mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração, Leonei Rother.

Para o agora formado, o sentimento é de orgulho pelo reconhecimento de seu trabalho de pesquisa e por deixar um legado à Universidade. Balestrin conta que o trabalho desenvolvido merecia um sentido mais profundo, já que apresentava qualidade e abordagem inovadora. “Obtivemos sucesso e trouxemos uma premiação. Eu acho que a minha maior realização nessa carreira acadêmica foi isso, ver que deixei um legado e que esse legado continua prosperando. Através de um trabalho meu, conseguimos colocar novamente, por outro ano seguido, a Unochapecó no pódio de um seminário que envolve todo o estado de Santa Catarina, em primeiro lugar”, comemora o ex-estudante.

A afinidade pelo tema escolhido surgiu ainda no início da graduação: Balestrin ingressou na Unochapecó no período em que os dois grandes desastres ambientais relacionados à empresa haviam ocorrido. O debate global sobre o tema despertou a curiosidade do estudante, que percebeu um espaço inovador de pesquisa na área da contabilidade.

“Em conjunto com a professora Dani, entendemos que era algo que precisava ser esclarecido e demonstrado. De primeira mão, encontramos um campo gigante para pesquisar. Conseguimos um mar de informações, conseguimos desenvolver um trabalho e chegar no resultado que a gente esperava. Nos desastres, vemos muitos noticiários e as questões do quanto impactou a sociedade, no meio ambiente, mas também existia muito dessa ideia de saber o quanto isso impactou nos números da empresa, se esse desastre teve alguma representatividade estrutural ou não. Então, adotamos esse tema e produzindo com todo o carinho saiu um grande artigo”, conta Balestrin.

Daniela, que também é coordenadora do curso de Ciências Contábeis, celebrou a conquista da premiação e ressaltou que o alinhamento da grade curricular do curso oferecida pela Unochapecó às práticas de mercado se mostrou um elemento essencial para que os estudantes se desenvolvam com tal nível de excelência.

“Como orientadora, fiquei muito orgulhosa do resultado. Além de ser um aluno muito dedicado, o tema escolhido demonstra a inovação que temos abordado no curso de Ciências Contábeis, o que temos construído academicamente e principalmente nosso diferencial. É a soma do trabalho em conjunto dos docentes. Estamos sempre em contato com o mercado, compreendendo as demandas e transformando isso na formação cada vez melhor dos nossos estudantes”, finaliza.

Para quem busca uma formação moderna e de ampla aplicação prática, as Ciências Contábeis são uma escolha a se considerar. Com taxas de empregabilidade acima dos 90% segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o curso oferece múltiplas opções de carreira aos futuros profissionais. Entre as tendências mais recentes de mercado exploradas pela grade curricular ofertadas pela Unochapecó, estão a adoção de ferramentas de nuvem e Business Intelligence (BI), hoje consideradas essenciais para a criação de um agente contábil ágil e inovador na análise de grandes volumes de dados.

Para Balestrin, a escolha pelas Ciências Contábeis foi certeira e apaixonante. O egresso lembra que considerou outros cursos quando chegou a hora de ingressar no Ensino Superior, mas vê que hoje, na área corporativa, o diploma na área permite uma amplitude maior de escolhas profissionais.

“Quando estava na graduação, via que meus colegas estavam todos empregados ainda na metade do curso. Hoje, eu atuo no mercado financeiro e uso todos os conhecimentos da contabilidade na maior parte do tempo. Mesmo não sendo contador diretamente, estou todos os dias em contato com tudo que aprendi na Universidade, tanto na teoria quanto na prática, nas habilidades desenvolvidas nesses anos e no networking. Sou um egresso com muito orgulho da Unochapecó”, conta.

Estudar Ciências Contábeis na Unochapecó é estar na melhor estrutura universitária da região em um curso de graduação com nota máxima no MEC. Com 48 anos de história, o curso tem mais de três mil profissionais formados e capacitados para atuar nas diversas áreas que a profissão contábil proporciona. Desde o primeiro semestre de Ciências Contábeis, o estudante tem contato com as realidades empresariais através da aplicação de metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista na obtenção do conhecimento. As inscrições estão abertas! Garanta sua vaga e ingresse no Ensino Superior por meio do Seletivo Uno.

Prêmio
Conselho regional