Egresso de Direito da Unochapecó lança livro 'A dança dos incêndios'

Texto Carol Bonamigo Assessoria*

A queda do voo que levava a delegação da Chapecoense e imprensa a Medellín tornou Chapecó conhecida no mundo todo. Entretanto, no final da década de 1940, outra tragédia já havia colocado em destaque nacional e internacional o então pequeno povoado: a onda de incêndios criminosos que transformou em cinzas boa parte da cidade, inclusive com a queima da igreja matriz, e desencadeou uma chocante revolta popular. Impactado pela força do ocorrido, o egresso do curso de Direito da Unochapecó, Jean Vilbert, resolveu contar a história, a qual teria tudo para ser fruto de alguma imaginação inspirada de Hollywood, mas que foi simplesmente o que aconteceu no interior de Santa Catarina.

A obra ficcional baseada em fatos narra, na forma de romance policial, a intrincada série de eventos que iniciou com a queima da igreja (símbolo de fé de um povo marcado pela religiosidade) e carregou a cidade toda (pelas ações e omissões de pessoas proeminentes da comunidade) a um desfecho impressionante. “Espalhou-se para o mundo a imagem de que a região era ‘atrasada no tempo’, ‘terra de ninguém’, um lugar onde prevalecia a lei da bala e do mais forte, um verdadeiro faroeste catarinense”, afirma Jean. erfereg

Por décadas este triste evento esteve presente no imaginário da população, tendo sido tema de outras publicações e documentários na região. A obra de Vilbert vem colocar o episódio sob nova perspectiva. “Até hoje, os acontecimentos contados no livro permanecem cercados de mistérios e controvérsias. Quem são os culpados? Quem são os inocentes? De toda forma, a história mostra que boas intenções podem ter resultados trágicos e que Chapecó foi, mais de uma vez, reconstruída das cinzas”, conta o escritor.

A obra literária

Atualmente Jean Vilbert mora em São Paulo, onde é Juiz de Direito e lançou o seu livro na cidade em abril. Agora, em maio, o autor retorna para Chapecó em turnê para divulgar a obra “A Dança dos Incêndios”. No sábado (12/05), acontecerá um bate-papo seguido de sessão de autógrafos no Café Brasiliano, a partir das 15h30.

Na segunda-feira (14/05), o autor estará na Unochapecó para uma palestra aberta ao público em três momentos. O primeiro começa às 10h15 no Salão de Atos da Universidade, o segundo será às 18h15 na Livraria Universitária e posteriormente às 19h30 no Salão de Atos novamente. Na ocasião, será possível conversar com Jean sobre sua inspiração e o direcionamento escolhido para a narrativa. A obra também estará disponível para aquisição.

Livro
Lancamento