Egressos da Uno mostram simulador de corrida do Autódromo de Chapecó na Efapi

Inovação

O Parque Desbravalley, atração imperdível da Efapi 2023, é um universo de conexões. As instituições presentes no espaço ressaltam o que há de mais valioso no desenvolvimento tecnológico do Oeste catarinense, como o cooperativismo e a formação de estudantes por meio de demandas reais da sociedade. E em meio a tantos temas, há espaço até mesmo para o esporte: no caso do Pollen Parque, a modalidade em destaque é o automobilismo.

Uma das atrações do Pollen no Desbravalley é o simulador de corridas criado a partir do desenho original do novo Autódromo de Chapecó. A nova pista terá mais de quatro mil metros de extensão e 13 curvas. A inauguração está prevista para 2025, mas o projeto criado por Douglas da Rocha e Ueliton Balbinot, fundadores da Bestrack e egressos da Unochapecó, permite que os visitantes da Efapi conheçam a nova pista em primeira pessoa.

A ideia do simulador surgiu a partir da paixão dos sócios pelos games de corrida e da combinação de duas áreas do conhecimento. “Para quem não é gamer profissional, sempre fica a vontade de ter uma experiência de piloto. O Uéliton então começou a desenvolver essa ideia a partir da sua área de atuação, a engenharia mecânica, e aliamos isso ao meu conhecimento com a área de TI. Conseguimos trazer uma tecnologia que era utilizada fora do Brasil apenas, e se tornava muito cara para importar. Utilizamos a impressora 3D para fabricação de peças, o corte a laser de alumínio e também placas eletrônicas, que permitem configurar os botões de controle, e são importadas da China”, explica Douglas.

Utilizar o melhor de cada tecnologia possibilitou criar um volante totalmente configurável, que pode ser aplicado a qualquer tipo de pista. A dupla também já projeta as próximas criações: a ideia é fabricar freios de mão, voltado aos jogadores de drift, um cockpit completo para crianças e outras ideias que ainda estão ganhando forma. Douglas, que já atuou no Centro de Residência em Software da Unochapecó como estagiário e como docente, ressalta que o ambiente de inovação do Pollen Parque proporciona ótimas oportunidades de trocas e desenvolvimento pessoal.

“Oportunidades como essa trazem muitas trocas de ideias, trocas de experiências com quem também está criando e inovando, e dessa forma podemos unir esforços. Aqui estamos em contato com quem tem os mesmos interesses que nós e isso melhora o processo para todos. O nosso objetivo trazendo o simulador para o Desbravalley e também desenvolvendo esse lado é fomentar a cultura do automobilismo, mostrando o grande potencial da pista que teremos em Chapecó”, projeta Douglas.

O diretor do Pollen Parque e docente do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação, professor Rodrigo Barichello, reforça esse contexto e enaltece o espaço voltado para inovação, tecnologia e educação. A união desse ecossistema é fundamental para o crescimento de todas as universidades e empresas, além de reforçar o pioneirismo da região neste setor, de acordo com o docente.

“O mais importante do Parque Desbravalley é esse sentimento de colaboração, de várias entidades e universidades que estão juntas, mostrando para a comunidade as inovações que tem em Chapecó e do que ela pode trazer de benefício à comunidade. Tudo o que foi planejado lá atrás, estamos visualizando agora. É a materialização de tudo. E quando vemos todas as entidades juntas mostra toda força do DNA da nossa região, ligada ao associativismo e o cooperativismo”, diz Barichello.

Parque Desbravalley

O espaço colaborativo é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae. Os patrocinadores são IXC Soft, Select Soluções, Sicredi, Amo Ofertas, Vacarro Urbanismo, Brasão Supermercados, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.

* com informações ESP Comunicação.

Simulador de corrida
Pollen parque