Em ABEx, turma de Moda cria mais de 400 peças para kits de maternidade da AVHRO

Comunidade

A maternidade é um momento único, cheio de transformações e significados. Preparar o enxoval do bebê costuma ser uma das etapas mais esperadas durante a gestação. Cada peça que chega, comprada ou de presente, aumenta a expectativa pelo nascimento do bebê. Uma experiência que nem todas as mulheres conseguem vivenciar da mesma forma. Pensando nisso, estudantes do curso de Moda da Unochapecó produziram diversas peças de enxoval para as mamães atendidas pela AVHRO, a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste

A ideia nasceu durante uma disciplina de ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiências) e envolveu acadêmicos do quinto período, sob a coordenação das professoras Rachel Correa de Quadros e Marinilse Netto. A disciplina, intulada 'ABEx V: Projeto de Moda', tinha como objetivo articular conhecimentos ministrados nas disciplinas concomitantes do semestre, para desenvolvimento de projeto de média complexidade em vestuário. Em contato com a direção da AVHRO, foi identificada a demanda pelos enxovais de bebê.

Assim, começou o planejamento da coleção, que contou com um apoio especial. A egressa Camila Moro, profissional de destaque na indústria da moda infantil e enxoval, e que hoje atua na empresa Hug Baby, ajudou a turma a compreender as necessidades do 'cliente' e planejar a melhor forma de supri-las. “A Camila nos deu uma aula sobre os principais tipos de produto, como são desenvolvidos na parte técnica e produtiva, e tivemos sete aulas práticas em laboratório, onde cada aluno ficou responsável por desenvolver um produto, de 20 a 30 peças, desde bolsa de maternidade, fraldas reutilizáveis, peças de tricô, entre outros”, explica a professora Rachel. Além dessas peças, foram produzidas também cueiros, almofadas de amamentação, tip-tops, calças, toucas, babeiros, cobertinhas de soft e sapatinhos. Um importante contato com o nicho infantil da indústria, mas também uma valiosa oportunidade de atuar na Usina da Moda.

Ao todo, foram produzidas 432 peças, que serão doadas para mamães e bebês atendidos pela Associação. Um reforço que chega em boa hora, e que irá beneficiar mais de 100 atendidos pela instituição, de acordo com a presidente da AVHRO, Édia Lago. “Ficamos encantados e surpresos pela quantidade e qualidade do material que elas confeccionaram. Além de vestir as crianças, vai compor os enxovais de bebê, também ficamos felizes com a sustentabilidade por usar o material que poderia ser descartado e, com muita alegria, foram reaproveitados em um efeito multiplicador. Ficamos tocados pela alegria das alunas em desenvolver esse projeto, mas a nossa alegria foi maior ainda. Muitas mãezinhas não vão conhecer essas alunas, mas vão conhecer o material feito com tanto carinho e que veio num momento muito oportuno, com essa onda de frio", explica Édia.

Auxílio valioso

A Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste nasceu em 2002,  com o objetivo de  auxiliar e contribuir para o bem estar físico, social, psicológico e humanitário da comunidade de Chapecó e região, atendida pelo Hospital Regional do Oeste. Hoje, são mais de um milhão de pessoas impactadas, de cerca de 90 municípios. A entidade está organizada em dois núcleos: o núcleo sede e o núcleo hospital.

Na sede são produzidas milhares de fraldas infantis, geriátricas e absorventes maternidade (32.000 unidades por ano), pijamas (3.000 conjuntos por ano), cestas básicas para os pacientes mais necessitados da Quimioterapia e Radioterapia (100 cestas por mês, 25 toneladas por ano), enxovais de bebê (350 por ano), kits de higiene (1.000 por ano), enxovais de cama e banho para o Hospital Regional do Oeste ou para as famílias carentes, apoio à população carcerária, catadores de papel, outras entidades, capacitação de novos voluntários, distribuição de roupas, calçados e artesanato que é distribuído aos pacientes e funcionários do HRO em datas comemorativas ou vendido em bazares, cujo lucro é revertido para os projetos da associação. Já no HRO ,os voluntários atuam na pastoral, com o apoio psicológico e ecumênico, recreação, entre outras ações.

Faça parte!

O curso de Moda da Unochapecó forma profissionais conscientes das implicações econômicas, sociais e éticas do universo da moda, com foco em vestuário e indústria têxtil. Nas estruturas do curso, os alunos vivenciam e reproduzem o ambiente de trabalho do ateliê e têm a oportunidade de criar, experimentar, manipular e produzir diferentes tipos de projetos - tudo isso dentro da maior estrutura universitária da região. Inscreva-se no curso de Moda e ingresse ainda em 2023!

Projeto de moda
Moda