Empresa júnior de Engenharia Química é a primeira federada da Unochapecó

Inovação

Texto Vanessa Marquezzan*

As associações sem fins lucrativos, formadas e geridas por estudantes do ensino superior, são chamadas de empresas juniores. A primeira delas foi criada em Paris, no ano de 1967, e depois se espalharam pelo mundo. No Brasil, elas contam com o apoio das Federações de Empresas Juniores para se manter no mercado. Foi justamente em busca desse auxílio, que a Consultoria Empresarial Júnior de Engenharia Química (Cejeq) da Unochapecó começou, em julho de 2018, a fazer parte da Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (Fejesc). Ou seja, a partir de agora o grupo conta com um grande suporte para desenvolver suas atividades e buscar o crescimento do seu negócio. A empresa júnior é a primeira da área no Oeste catarinense a ser federada e a pioneira na Uno.

A Cejeq é formada por 15 integrantes voluntários dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade, com o apoio dos professores. Juntos, eles realizam uma série de trabalhos para as empresas da região, como o desenvolvimento de análises e de projetos de consultoria e marketing, estudos e pesquisas sobre o mercado de atuação e o gerenciamento de planos e liderança de equipes. Além de oferecerem um valor diferenciado para o mercado, os estudantes têm a chance de fomentar o aprendizado prático em sua área de atuação e se aproximar do mercado de trabalho.

Segundo o coordenador da Cejeq, professor Murilo Costelli, essa é uma grande oportunidade para os estudantes praticarem o empreendedorismo e a pesquisa. "Trabalhando forte na geração de novas ideias, que contribuem para a resolução de problemas e necessidades de grandes empresas", acrescenta.

O apoio da Federação, para o professor, representa aos empresários juniores a garantia de receber treinamentos, participar de congressos e ter experiências que vão além da atuação no dia a dia da empresa. "Proporciona maior desempenho entre os membros da equipe, atrai novos projetos e colabora para o crescimento da empresa", conclui.

Cejeq

A integrante e estudante de Engenharia Química, Natália Gatto, destaca que foi um avanço muito importante para a Consultoria. "Nós, enquanto empresa, buscamos dar um passo de cada vez, para conseguir alcançar as metas e também abranger mais acadêmicos. A federação foi só o primeiro", ressalta Natália.

A empresa júnior permite aos estudantes ir além dos conteúdos estudados em sala de aula, aprender também questões de liderança, gestão administrativa e marketing. "Algumas análises nós nunca fizemos em sala, então a empresa nos proporciona um aprendizado externo. Com o auxílio dos professores, a equipe consegue dar um produto de qualidade para o cliente", comenta a presidente da Cejeq, Thaís Cassiele Piovezan.

Como participar

A Consultoria está instalada dentro da Universidade e presta serviço para a população com um valor diferenciado. Podem participar da empresa os acadêmicos de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos. Para fazer parte da Cejeq, os estudantes passam por um processo de análise de currículos e entrevista, metodologia parecida com a realizada no mercado de trabalho.

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo podem ser encontradas no Facebook.

*Estagiária, sob orientação de Jessica De Marco
Federação