12º Encontro Sul-Brasileiro de Corais Universitários e 6º Encantar reunirão mais de 500 cantores

Geral

O Teatro do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, será palco de dois espetáculos o 12º Encontro Sul-Brasileiro de Corais Universitários, que acontece no dia 16 de agosto, e o 6º Encantar, que acontece no dia 17 de agosto, com a participação de mais de 500 cantores. Os eventos são realizados pela Unochapecó, através do Coral Universitário e pela Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Cultura e tem como patrocínio a Caixa Econômica Federal. Os espetáculos terão inicio às 19h30 de forma gratuita e as senhas podem ser retiradas no local com uma hora de antecedência.

O Encontro Sul-Brasileiro de Corais Universitários foi criado em 2003 e surgiu para divulgar a prática do canto coral, além de permitir a troca de experiências entre os demais corais do sul do país, as apresentações não são de caráter competitivo. O repertório com canções eruditas, negro spiritual, folclore, samba, rock e MPB, estarão presentes nas atrações deste ano.

Para o coordenador do evento, Ederson Vieira, os encontros tem feito com que os corais procurem se renovar no estudo e na prática do canto coral. “É uma mostra não competitiva em que o canto coral pode ser admirado por sua diversidade. A cada ano, sempre algum grupo novo vem nos visitar. Neste ano temos novas participações e retorno de corais que participaram apenas da primeira edição realizada em 2003”, afirma Ederson.Para o 12º Encontro estão confirmados corais como o da PUCRS (RS), Unisul (SC), de Palmas (PR), Univali (SC), Unochapecó (SC), UFSM (RS), Uri-Erechim (RS) e UPF (RS).

A importância de eventos desse porte e gênero, que divulgam a cultura e a socialização de conhecimento, são extremamente relevantes para a sociedade e ambos os encontros mantém-se sólidos a cada ano. O reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, destaca que essa longevidade é mérito do apoio das universidades que participam e se envolvem com o evento, “sem o apoio decisivo das instituições de ensino superior (IES), os corais não teriam como se manter ativos e dinâmicos como tem se mantido. É louvável esse esforço. Na mesma perspectiva, o voluntarismo e a determinação dos participantes tem sido indispensável ao bom desenvolvimento dessa atividade”.

#encontro #corais #encantar #cantores