Webmail
Menu Busca

Encontros da Semana de Enfermagem iniciam na Unochapecó

Saúde

Texto Ícaro Colella*

 

Os enfermeiros são profissionais que, em conjunto com outros atuantes da área da saúde, têm a missão de cuidar das pessoas. Eles são indispensáveis em hospitais e locais que ocupam, e sua constante atualização teórica e prática deve ser pensada mesmo fora da Universidade. Por se comemorar em maio o Dia Internacional da Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Santa Catarina (Coren/SC) organizou na última terça-feira (07/05), no Salão de Atos da Unochapecó, o Encontro da Semana de Enfermagem. O objetivo foi elencar a importância desta classe, que no Brasil é formada por 2 milhões de profissionais. A programação começou em Chapecó e segue os encontros distribuídos em todo o Estado com o tema 'Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos'.

O evento buscou promover durante as palestras, oficinas e exibições, o diálogo e a reflexão sobre os desafios da profissão, além de debater questões éticas que surgem na prática diária da assistência ou gestão em enfermagem. "Estes eventos, que aqui em Chapecó realizamos em parceria com a Unochapecó, estimulam o debate entre os profissionais, estudantes de enfermagem e as entidades representativas", afirma a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani. Ela reitera a importância da realização destes momentos em todas as regiões do Estado e entende os espaços abertos pelas instituições como ambientes propícios a debates colaborativos para formação de bons profissionais e para aprimorar quem já é formado. "Queremos colocar sementinhas nas diversas instituições, para que as boas práticas sejam valorizadas e incentivadas", ressalta.

Para a professora do curso de Enfermagem da Unochapecó, Lisiane da Rosa, a relação que a Universidade tem com o Conselho Regional contribui para o avanço dos estudantes e docentes. ‘‘A evolução dos acadêmicos se dá quando eles são inseridos nas práticas hospitalares, projetos de extensão, pesquisa e nesses eventos”. Lisiane relata ainda que o engajamento dos estudantes é sempre positivo e que o Coren/SC sempre traz para a Instituição o que de mais novo é discutido na área.

Ao participar das oficinas 'Processos éticos' e 'Julgamentos simulados', propostas durante o evento,  a acadêmica do 7º período de Enfermagem, Clarisse Fortes, refletiu sobre o que o seu futuro profissional lhe reserva. "Eu acho importante para minha turma, que vai começar no próximo semestre o estágio supervisionado, essas atividades e oficinas. São eventos como estes que trazem informações importantes sobre a profissão e aprimoram nosso conhecimento", finaliza.

 

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Mes
Enfermeiro
Enfermagem

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus