Enfermagem da Uno alcança quatro estrelas no Guia do Estudante

Formando profissionais qualificados para cuidar das pessoas, o curso de Enfermagem da Unochapecó conquistou quatro estrelas na avaliação do Guia do Estudante. A revista, especializada em cursos superiores e vestibulares, classificou o curso como “Muito Bom”. A relação com os cursos estrelados de todo o país sai na edição de outubro.

Com 15 anos de história, o principal objetivo do curso é formar enfermeiros generalistas, críticos e criativos. Para a coordenadora, professora Adriana Cristina Hillesheim, este reconhecimento motiva todos os envolvidos. “A avaliação faz com que o curso tenha uma visibilidade externa importante.  Além disso, coloca ele em evidência e possibilita que o mesmo seja escolhido por estudantes que estão em dúvida do que cursar”, comenta.

Segundo Adriana, a constante avaliação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), é um dos fatores que garantem a qualidade no ensino da enfermagem. “Além disso, se garante qualidade na assistência de enfermagem junto a comunidade externa, em serviços de saúde, quanto a atuação dos estudantes em campo de prática”, destaca. Ela lembra, também, que a atuação do egresso é uma das maiores garantias de que o curso fez seu papel. “É trabalhada a  perspectiva de garantir que os egressos tenham capacidade de no momento da inserção como profissionais nos serviços de saúde, atuar com qualidade no atendimento ao usuário", afirma.

Agora, além de pensar cada vez mais na formação dos futuros enfermeiros, o curso segue com a meta de melhorar a avaliação. De acordo com a coordenadora, para atingir cinco estrelas é preciso dar “continuidade nas ações avaliadas como positivas, fazer a manutenção do planejamento e avaliação com a participação dos diferentes atores envolvidos na processo de ensino aprendizagem. Também, garantir a inserção em diferentes espaços e participação em eventos científicos”.

Estrutura

Com 108 estudantes matriculados em quatro turmas e 139 estudantes matriculados em cinco turmas, o curso desde o primeiro semestre busca a inserção dos estudantes no mundo da Enfermagem. “Cada semestre é dividido em dois núcleos. Todos os núcleos são integrados, e dentro de cada fase, um núcleo se integra com o outro. Cada um dos núcleos promove uma viagem de estudos, ligado á disciplina ou extraclasse”, explica  a coordenadora.

Quando os estudantes estão na fase de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na 8ª e 9ª fase, eles podem optar por estudar em diversos lugares de Chapecó em que a Enfermagem é desenvolvida. “Eles já estão ligados aos cenários de prática da enfermagem, que é um dos eixos do pró-saúde, aonde o curso está inserido. Assim eles podem fazer o TCC nos espaços de Chapecó que tiverem maior afinidade”, assinala. Além disso, o curso garante a participação em eventos científicos nacionais e internacionais, possibilitando trocas com outras realidades.

Avaliação

O Guia do Estudante, realizado desde 2006, é organizada por consultores com conhecimento na área da graduação. São avaliados com cinco estrelas os cursos que atingem o conceito “excelente”, com quatro estrelas aqueles considerados como “muito bom” e com três estrelas os cursos na categoria “bom”. Ainda na avaliação estão as opções “regular”, “prefiro não opinar” e “ruim”.

Para fazer parte da avaliação feita pelo Guia do Estudante da Editora Abril, o curso deve ser presencial, ter titulação de bacharelado ou de licenciatura e bacharelado e possuir turma formada há, pelo menos, um ano. Além disso, deve ter uma ou mais turmas em andamento e, ainda, ofertar vagas no próximo processo seletivo da universidade.

Quatro estrelas
Guia do estudante