Minha Uno
Menu Busca

Engenharia de Produção da Unochapecó está entre os melhores de SC

Educação

Texto Tuanny de Paula*

 

Essa semana o curso de Engenharia de Produção da Unochapecó recebeu uma ótima notícia. A graduação, implantada na Universidade em 2014, alcançou nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai até 5. A avaliação considerou a infraestrutura, o projeto pedagógico e os professores e coloca o curso, que é recente, entre os melhores do Estado. 

Implantado em 2014 na Universidade, a Engenharia de Produção da Unochapecó atualmente conta com mais de 50 estudantes e 20 professores. A graduação tem uma duração de cinco anos, com mais de 4.320 horas de estudo e conhecimento. Durante esse tempo, o estudante aprende os processos produtivos de uma empresa, planeja estratégias e contribui para o desenvolvimento da sociedade. 

Pensar em novas maneiras de organizar e liderar uma rotina produtiva é a principal função de um engenheiro de produção. Ele está presente em diversos tipos de organizações, promovendo a integração de sistemas e gerenciando recursos materiais, humanos e financeiros. Além disso, o profissional administra essas atividades visando o máximo de produção com o menor custo, mantendo os padrões de qualidade e uma melhoria contínua para a instituição que trabalha. 

Segundo o coordenador do curso, professor Mario Augusto Morozo, a graduação desenvolve suas disciplinas justamente com o olhar voltado para as necessidades e tendências do mercado de trabalho. “O estudante aprende as mais recentes técnicas organizacionais e metodológicas, experiências que proporcionam ao acadêmico analisar, investigar e propor soluções dentro de conceitos modernos da Engenharia de Produção”. 

Além disso, o acadêmico conhece as principais áreas de atuação de um engenheiro de produção. As principais áreas de atividades são os setores industriais, como montadoras de automóveis, fábricas de eletrodomésticos, máquinas e ferramentas, indústria de alimentos e de papel, refinarias de petróleo, metalúrgicas e agroindústrias. “Outro setor importante para a atuação do profissional é o de serviços, como empresas de transporte aéreo, rodoviário e marinho, construtoras, empresas de consultoria, bancos de investimentos e seguradoras”, complementa.

 

Paixão à primeira vista

O estudante do oitavo período, Cleiver Muczinski, sempre teve afinidade com a matemática. Depois de concluir o ensino médio e ao pesquisar os cursos relacionados, conheceu as engenharias civil, mecânica e elétrica. Porém, não se interessou por elas. “Comecei a pesquisar outras engenharias e me deparei com o curso de Engenharia de Produção. Fui conhecer mais sobre a área e acabei me apaixonando. Era diferente de tudo o que eu conhecia e ainda tinha a oportunidade de um campo amplo de atuação”, conta. 

No decorrer da graduação, Cleiver afirma que os estudantes aprendem uma boa base teórica e prática para atuar em empresas de vários segmentos. “Os professores nos ensinam, por exemplo, como trabalhar na otimização e controle de processos, no controle de qualidade e melhoria de um produto, na gestão de recursos humanos, financeiros e energéticos com ênfase na preocupação ambiental. Além de tantas outras possibilidades profissionais de atuação e como isso tudo auxilia no desenvolvimento econômico e social da comunidade”, acrescenta o futuro engenheiro.

O curso de Engenharia de Produção está entre os ofertados no Processo Seletivo deste ano da Unochapecó e está com inscrições abertas para a turma de 2018.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Engenharia de producao
Avaliacao mec

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image