Equipe vencedora desenvolve aplicativo para compartilhar refeições

Texto Gabriel Kreutz*

Já pensou almoçar na casa de outra família, dividir os custos da refeição, fazer novos amigos e ainda compartilhar conhecimentos e culturas? Essa é a ideia do aplicativo 'Cozinhe pra Mim', desenvolvido pela equipe vencedora do Projeto Desbravador - Uno Startup. O evento foi realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, e reuniu oito equipes formadas por estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

A equipe vencedora é composta pelas estudantes do 4º período do curso de Administração, Bruna Altenhofen e Andreia Basso, e pelo estudante do 4º período do curso de Ciência da Computação, Gabriel Almeida. ''O projeto é uma plataforma que permite às pessoas dividirem experiência, compartilhar momentos e culturas durante uma refeição. Através de um aplicativo, as pessoas que cozinham em casa disponibilizam um convite para outras pessoas, e depois é dividida a despesa do almoço'', conta Bruna.

A estudante explica que a ideia surgiu com base nas dificuldades encontradas na hora do almoço. ''O maior intuito do aplicativo é reduzir o desperdício de alimentos, que está estimado em 1,3 bilhões de toneladas por ano. Também, pretendemos poupar as pessoas de enfrentar o deslocamento, dificuldade de estacionamento, filas de restaurante, diminuir o custo da refeição e ainda viver a experiência de fazer a refeição na casa de outra família''.

Próximo passo

gfhfhgfghAgora, a equipe vencedora e a segunda e terceira colocadas participarão do Desafio do Conhecimento, edital da Unochapecó que trabalha com a área da inovação. ''Já validamos nosso projeto com mais de 200 participantes que vivem em Chapecó e que estão dispostos a usar o APP. Nossa equipe está com boas expectativas e segura, pois temos profissionais e pessoas capacitadas que nos apoiam e estão dispostas a ajudar. Estamos empolgados e vamos nos dedicar para nos destacarmos no Desafio e fazer nossa solução ser uma startup de sucesso'', finaliza Bruna.

A coordenadora do curso de Administração, professora Cleunice Zanella, destaca que durante o evento foram discutidas várias ideias na área de empreendedorismo e inovação. ''Esta atividade despertou nos estudantes novas metodologias de trabalho. Foi uma ação de grande aprendizado, inclusive para professores de outras áreas, que ainda não conheciam este formato de evento''.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Startup