Equipes chegam em Chapecó para o início das competições

Texto Jessica De Marco*

Chegou a hora! Depois de tanta espera, finalmente vai começar a 61ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (Jucs). Em 2017, a anfitriã do evento é a Unochapecó, que está preparada para receber cerca de 1,2 mil atletas, de 18 universidades do estado. As competições iniciam oficialmente amanhã (25/07), mas hoje já é possível notar a movimentação na cidade com a chegada das delegações.

O evento, considerado o mais importante do esporte universitário catarinense, é promovido pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).  A competição conta com 15 modalidades e reúne universidades públicas, comunitárias e particulares filiadas à Federação. Os primeiros colocados na fase estadual se classificam para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que acontecem de 18 a 29 de outubro, em Goiânia (GO).

A Universidade vem trabalhando desde o ano passado para organizar todas as estruturas de alojamentos e torná-las gratuitas. Parcerias foram firmadas com os poderes públicos municipal e estadual para viabilizar essa proposta. Os convênios se estendem também para a disputa de algumas modalidades. Por conta da estrutura necessária, competições acontecem em diversos espaços da cidade.

No primeiro dia de competição (25/07), seis modalidades serão disputadas: basquete 3x3, basquete, futsal, handebol, voleibol e voleibol de praia. O local dos jogos, modalidades e horários das partidas podem ser conferidos no boletim oficial dos Jucs. As competições acontecem até sábado (29/07).

Já a cerimônia de abertura ocorre na quarta-feira (26/07), no ginásio Plínio Arlindo de Nes (SER Aurora), com início às 19h. Integrando a programação, às 20h, a equipe de futsal masculino da Unochapecó enfrenta o time da Uniplac. A entrada, assim como em todos os demais jogos, é gratuita.

Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Jucs