Minha Uno
Menu Busca

Escola Conexa divulga ações que serão realizadas no Mundo das Profissões

Educação

texto: Emilly Bueno *


Com o objetivo de contribuir na escolha dos estudantes do Ensino Médio com  sua futura graduação, a Unochapecó realizará, no dia 23 de setembro, o Mundo das Profissões. O evento que é organizado anualmente pela instituição, apresenta os mais de 30 cursos ofertados na universidade para os visitantes, que podem circular pelo campus e realizar as diversas atividades desenvolvidas especialmente para a visita.

A Escola de Comunicação e Criatividade (Conexa), que conta com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Cinema e Mídias Digitais, Design, Gastronomia, Jornalismo, Moda, e Publicidade e Propaganda, terá uma programação coletiva na sala D101, onde professores e alunos dos sete cursos estarão reunidos, para explicar como funcionam as graduações no dia a dia. A Conexa prepara também momentos especiais na 'Rua da Criatividade', que ficará localizada entre os blocos D e F. Além das atividades realizadas coletivamente, cada curso está preparando ações individuais. 

Curso que é nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Arquitetura e Urbanismo contará com três espaços pedagógicos sendo preparados para o evento: ateliês, WickProj e Pronto 3D. A coordenadora do curso, professora Ana Laura Vianna Villela comenta que os acadêmicos estão diretamente envolvidos com a pré-produção do Mundo, e que durante ele também estarão presentes para guiar os visitantes e sanar dúvidas a respeito da graduação. 

A coordenadora do curso de Cinema e Mídias Digitais, professora Dafne Reis Pedroso da Silva comenta que esse ano todas as atividades realizadas pelo curso contarão com a estética cyberpunk. Além dos acadêmicos vestidos de personagens famosos passeando pelo campus, no Laboratório de Mídias Audiovisuais duas atividades serão realizadas. "Na parte de cima do laboratório teremos uma ilha de edição com alunos editando imagens ao vivo. Na parte de baixo, no estúdio, a gente terá um cenário montado com equipamentos e alunos desempenhando as diversas funções de um set de gravação", relata. 

Para o coordenador de Design, o professor Walter Strobel Neto, a expectativa para o Mundo é conseguir mostrar na prática como é o dia a dia de um profissional da área e quais as possibilidades para quem atua nela. Além da conversa com os alunos que estarão visitando a Unochapecó, os acadêmicos de Design irão fazer tatuagens com caneta posca e demonstrações na Oficina de Games.

"É uma atividade que proporciona aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de conhecer a universidade como um todo, e possibilita uma impressão em relação às diversas graduações ofertadas pela instituição, o Mundo das Profissões um envolvimento profissional e muito sério por trás de todos os cursos", argumenta a coordenadora de Gastronomia, Maria Regina Martinazzo. O curso de Gastronomia realizará demonstrações culinárias, que poderão ser degustadas pelos visitantes, além de apresentar a horta utilizada pelos acadêmicos.

Já o curso de Jornalismo, em parceria com sua Agência Experimental (Acin Jornalismo), terá demonstrações de produção de conteúdo jornalístico em mídias sonora e audiovisual, assim como passeios pelos laboratórios, com muita interação e diálogo. O coordenador do curso, professor Franscesco Flávio da Silva, comenta que o evento é um momento excepcional, onde os professores e alunos podem se beneficiar. "É uma experiência fantástica para quem vem conhecer os cursos e as diversas possibilidades profissionais. Mas também é um momento especial para os professores e estudantes que têm a oportunidade de interagir com os visitantes", argumenta. 

Com o objetivo de  despertar experiências de aprendizado e vivência, o curso de Moda irá apresentar o Ateliê de Criação e Desenvolvimento, o espaço será em frente e na Usina da Moda (Bloco H ao lado do Salão de Atos). No ateliê também serão expostos projetos e trabalhos acadêmicos de diferentes disciplinas e a amostra da coleção do professor Rafael Felipe da Silva para a Casa de Criadores, um dos maiores eventos de moda nacional. Para os visitantes no espaço de Moda, além de sentirem o que é estar em um ateliê, presentes especiais confeccionados na Usina da Moda, serão distribuídos. 

Já o coordenador de Publicidade e Propaganda, Hilario Junior dos Santos, afirma que o Mundo das Profissões é um dos eventos mais aguardados do ano, no qual os estudantes adoram envolver-se. "Os alunos do curso são o principal ativo do evento. São deles que os visitantes querem ouvir sobre a carreira e as experiências que os aguardam. São eles que apresentam as estruturas e cativam aqueles que ainda estão em dúvida sobre o futuro", relata. O curso de Publicidade e Propaganda está preparando, juntamente com os alunos, uma recepção calorosa para os visitantes conhecerem a estrutura da escola Conexa. Além da recepção principal, com os demais coordenadores na sala D101 e a rua da Criatividade, o curso estará de plantão na Acin Publicidade e no Estúdio de Fotografia.

Com mais de 50 escolas confirmadas para o evento, o Mundo das Profissões 2023 promete ser um momento de descontração e muito diálogo entre os visitantes, que estarão pelo campus da Unochapecó conhecendo suas possíveis futuras graduações.

* estagiária da ACIN Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.

COMPARTILHE
TAGS
Mundo das profissoes
Escola de comunicação e criatividade
Escola conexa

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image