Escola de Gestão e Negócios recebe empresário Neivor Canton em semana acadêmica

Entre os dias 25 e 28 de setembro, o Salão Nobre da Unochapecó foi palco da Semana Acadêmica integrada da Escola de Gestão e Negócios. O evento foi promovido pelos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, e o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração.

A Semana, realizada anualmente, traz temas transversais para formação de todos os cursos, como globalização, estratégias competitivas e inovações. Sua programação conta com palestras, debates e relatos de experiências da comunidade acadêmica e também empresarial, promovendo a integração entre pesquisadores da área, acadêmicos, docentes e empresários.

Um dos pontos altos da programação envolve a parceria entre a Universidade e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que traz ao campus o evento Vida Empresarial. O momento dá destaque à trajetória do empresário Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, eleito pelos empresários da ACIC como Empresário do Ano em 2022.

Na abertura do evento, o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, destacou a grande semelhança entre a Fundeste, a ACIC e a Aurora Coop, entidades que têm como base a coletividade e o impacto social. “Há cerca de cinco décadas foram criadas essas instituições que se associaram e, por meio do movimento cooperativista, criaram seus movimentos. Em Chapecó vivemos na prática a força do associativismo, e hoje temos a oportunidade de conhecer a trajetória de quem está à frente disso. É uma alegria muito grande para a Unochapecó receber o Vida Empresarial”, ressaltou.

Exemplo e inspiração

“A simplicidade é levada ao pé da letra e a cooperação está no nosso DNA”, definiu Neivor Canton como alguns dos fatores essenciais para uma empresa duradoura. Também enfatizou a importância de saber delegar funções, escolher os líderes certos, manter a transparência, ter pleno conhecimento do negócio, realizar um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, manter um plano de investimentos e a gestão financeira.

Canton observou sobre a importância do ensino do empreendedorismo para crianças e adolescentes nas escolas. “Nós precisamos insistir que escolas incluam disciplinas do empreendedorismo, pois uma sociedade que vive bem é aquela que sabe empreender, que gera riqueza”, expressou.

O Programa Vida Empresarial é um movimento entre o empresário e os jovens, é um espaço de incentivo, de reconhecimento da prática empresarial e para Canton isso deve ser contínuo. “Empreender é coisa para agora. Localizar, diagnosticar as oportunidades, ter coragem e juízo. Nunca extrapolar, mas começar um negócio, isso é importante”. O empresário acredita que se algum jovem tem um sonho, o empreendedorismo não deve ser postergado, mas planejado para além de aventuras pessoais.

Após a palestra, o presidente da Aurora Coop recebeu o troféu Vida Empresarial e observou como é grato pelo reconhecimento. Entre os erros e acertos da vida empresarial a maior recompensa, para Canton, é a transformação na sociedade que é composta através das realizações. “Se você não consegue identificar esses pontos, alguma coisa deu errado”, frisou.

Semana de networking

A Semana Acadêmica integrada da Escola de Gestão e Negócios teve início na segunda-feira (25/09), com a palestra ‘Inovação e resiliência: o caminho do empreendedor de sucesso", proferida por Caroline Dallacorte, egressa da Unochapecó e empreendedora da empresa PackID by SYOS.

Já na quarta-feira (27/09), um painel reuniu renomados profissionais da área de Gestão de Negócios, incluindo Romário Bisolo, CEO da Luxtrue Engenharia e administrador; Fabia Balena, profissional com expertise em advocacia, economia, corretagem de imóveis, mentoria, palestrante e escrita; Alessandra Gobbi, coordenadora de Comércio Exterior na Ektech e internacionalista; e por fim, Roberto Luiz Rama, um contador experiente e Gerente Tributário na Nilo Tozzo. O encerramento da programação se deu na quinta-feira (28/09), com a palestra ‘Alta Performance na Carreira’, ministrada pelo coach Cleiton Querobin.

Destacar as exigências do cenário atual que envolve os profissionais, abordando as habilidades e competências necessárias, é missão constante dos cursos da Escola de Gestão e Negócios. Cursando Administração, Relações Internacionais, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas na Unochapecó, os estudantes acessam um universo de possibilidades. Na maior estrutura universitária da região, são inúmeras as oportunidades de contato com o mercado desde o primeiro semestre, com eventos, viagens, estágios, intercâmbios e muito mais. O Vestiba 2024 já está rolando - inscreva-se!

Vida empresarial
Semana integrada