Estudante conquista Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva

Texto Juliane Bee*

O acadêmico do curso de Direito da Unochapecó, Alisson Zeferino, conquistou o Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, na categoria estudante. Organizado pelo Instituto 'O Direito por um Planeta Verde', a premiação é reconhecida por promover a discussão de temas relevantes à sociedade relacionados ao Direito Ambiental.

Os vencedores do Prêmio foram reconhecidos no 12° Congresso de Estudantes de Direito Ambiental, evento que abriu o 22° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. Neste ano, o  congresso abordou o tema 'Direito e sustentabilidade na era do antropoceno: retrocesso ambiental, balanço e perspectivas.'

O estudante sempre busca inserir o assunto meio ambiente em suas produções e, apesar de concorrer ao Prêmio pela primeira vez, é o terceiro ano que participa do evento. "O interesse em submeter o ensaio à comissão avaliadora partiu do tema de pesquisa, que é pouco explorado pela academia brasileira. As bibliografias são, quase na totalidade, de autoria estrangeira", afirma.

A produção vencedora é intitulada 'A resolução de controvérsias entre Estados e investidores estrangeiros e a busca pelo melhor padrão de proteção ambiental no âmbito do Acordo de Ampliação Econômico-Comercial entre Brasil e Peru'. Ela aborda os aspectos de competitividade internacional pelo investimento estrangeiro e os efeitos do atendimento de exigências e interesses dos atores do Investimento Externo Direto pelos governos na tutela do meio ambiente.

Para Alisson, o sucesso do trabalho só foi possível por conta da experiência adquirida nos três grupos de pesquisa dos quais fez parte ao longo do curso. O estudante também ressalta o incentivo do professor Reginaldo Pereira, orientador do ensaio premiado, e do professor Marcelo Markus Teixeira.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Prêmio josé bonifácio de andrada e siva
Direito ambiental